Ao longo do processo de aprendizagem, as crianças passam por diversas fases, visto que o desenvolvimento acontece o tempo inteiro de forma integral ao longo da vida, principalmente, em uma relação na qual se possibilita saberes por meio de experiências as quais entramos em contato.
Por essa razão, a educação — vista como um processo de desenvolvimento — permeia todos os meios em que a criança convive.
Quando levamos em consideração que muitas crianças reproduzem na escola as atitudes que presenciaram em casa ou compartilham em casa o conhecimento adquirido na escola, é fundamental que a família e a escola andem de mãos dadas, para assim, promover uma educação de maior qualidade.
Essa integração entre família e escola é um processo em que todos saem ganhando. A família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. Já a escola ao trazer para o diálogo os saberes, contradições, memórias e os valores das famílias e comunidade, reafirma a opção de adotar a perspectiva da educação e crescimento de um ser humano integral.
A aproximação dos responsáveis e da escola possibilita o aumento na qualidade das ações com as crianças, bem como, fortalece o vínculo e o respeito mútuo, tornando parceiros os responsáveis por esta educação.
Para estimular essa relação de extrema importância, a Fundação Abrinq desenvolve em seus programas e projetos de educação atividades voltadas para o tema “Família na escola”, que estimulam reflexões sobre a prática e incentivam ações em conjunto das escolas com os familiares.
Neste ano, alguns programas e projetos destacaram-se com ações de incentivo. Foram eles:
Programa Creche para Todas as Crianças
O Programa Creche para Todas as Crianças, patrocinado pelo Instituto Cyrela, tem como objetivo melhorar a qualidade da Educação Infantil, promovendo a qualificação de práticas pedagógicas, estimulando a leitura, o raciocínio lógico e o fortalecimento de vínculos entre famílias e profissionais de creches, das cidades de Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Para estimular o fortalecimento do vínculo família/escola, a Fundação Abrinq realizou treinamentos com os profissionais da educação infantil destes municípios, abordando a importância do trabalho com as famílias e refletindo sobre como possibilitar maior interação entre escola, família e comunidade.
Entre as atividades desenvolvidas nas três cidades, destacam-se duas ações realizadas em Porto Alegre.
A Escola Comunitária de Educação Infantil Anjinho da Guarda promoveu a oficina Quem cuida de mim, que estimulou, por meio de brincadeiras, a reflexão sobre o tempo e a qualidade do tempo que as famílias oferecem às crianças, ressaltando a importância dos responsáveis na rotina dos pequenos.
“Essa foi uma das temáticas abordadas no programa, que é uma das nossas maiores preocupações: o tempo que as famílias dedicam as crianças e a importância da figura paterna, seja pai biológico, avô ou padrasto na vida da criança”, relata Daniela Perez, coordenadora pedagógica da ECEI Anjinho da Guarda.
A oficina contou com a participação de 390 pais, mães, responsáveis legais e crianças.
Já a Escola Municipal de Educação Infantil Miguel Granado Velasquez realizou um encontro com 15 familiares, convidando-os a emergir na rotina realizada pela instituição com as crianças do berçário, por meio da atividade intitulada como Roda Cantada. Na atividade os responsáveis vivenciaram brincadeiras com músicas envolvendo movimentos de mãos e contato, estimulando a confiança e o respeito com o outro para os pais presentes.
“Estes momentos são a oportunidade de mostrar o nosso trabalho e fortalecer a confiança, mostrando que no espaço escolar as crianças estarão seguras e se desenvolvendo plenamente”, conta Aline Aguiar, professora da EMEI Miguel Granado Velasquez.
As iniciativas proporcionaram reflexões sobre como se dá esse processo de desenvolvimento e relacionamento das crianças em casa e na escola, possibilitando a aproximação e estreitamento de laços com os pequenos.
Projeto Ciranda do Aprender
O Projeto Ciranda do Aprender, patrocinado pelo Instituto Alcoa, tem atuação em três municípios: Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA), com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico, leitura e comunicação, estimulando a aprendizagem de crianças de 4 e 5 anos.
Reconhecendo a importância de ter uma atuação integrada da família e da escola para um aprendizado com mais qualidade, uma das temáticas abordadas pelo projeto é o Trabalho com famílias, ação que requer uma atenção especial no cotidiano escolar.
Os responsáveis foram convidados a se tornarem protagonistas das atividades e interações realizadas pelas instituições, fazendo-os refletir sobre como podem contribuir para o desenvolvimento integral das crianças.
Entre as ações realizadas pelos municípios destacam-se duas iniciativas realizadas por escolas do município de Juruti: Escola Municipal de Educação Infantil Menino Deus e Escola Municipal Castanhal, que iniciaram suas atividades com famílias em 2017, após a proposta do projeto.
De lá para cá conseguiram mobilizar não só as famílias como também as comunidades locais, que passaram a sentir-se parte da escola e das ações escolares.
Os encontros proporcionaram o fortalecimento de vínculos entre as famílias e os profissionais da educação, compartilhando as práticas educativas.
A Escola Municipal de Educação Infantil Menino Deus percebeu o risco que os mobiliários de algumas salas ofereciam as crianças e com o apoio dos pais conseguiram arrecadar recursos e substitui-los, melhorando a segurança e a qualidade das aulas.
“A nossa direção geral pagará metade do valor e nós em parceria com os pais e responsáveis pagaremos a outra. Conseguimos o dinheiro através da realização de um pequeno festival junino, realizado pela própria escola com o apoio dos pais. Essa conquista se dará por meio da participação e parceria da família com a escola e posso garantir que o projeto teve grande influência nesta conquista, com a estratégia para motivar as famílias estarem na escola”, conta Jucelino dos Santos, coordenador da escola Menino Deus.
A comunidade também é fundamental nessas mudanças, pois quando a escola passa a ser reconhecida em seu entorno, os eventos escolares passam a ser abertos a todos que desejam contribuir de forma significativa com o ambiente escolar.
“Um desafio foi desenvolver junto com a equipe escolar atividades que incentivassem e motivassem as famílias a virem para dentro da escola, participar ativamente da vida estudantil das crianças e do desenvolvimento dos projetos realizados. Nos últimos meses houve um grande avanço, visto que buscamos sempre trabalhar com temas voltados para a importância das famílias na vida escolar das crianças”, completa Jucelino.
Desde o início do Projeto Ciranda do Aprender já foram realizados mais de 69 encontros com famílias com a presença de 2.696 familiares. Só neste ano, 30 escolas estão participando do projeto.
Projeto Escola no Campo
O Projeto Escola no Campo, patrocinado pela Syngenta Brasil, visa promover a educação e a melhoria de vida das populações do campo.
Neste ano. 16.267 alunos e 1.157 educadores de escolas públicas estão participando do projeto — presente em 164 municípios brasileiros.
Uma das estratégias utilizadas neste ano, foi a implementação da Ação Piloto, que tem o intuito de sensibilizar os professores para aproximarem a relação entre escolas e famílias, mostrando os benefícios de se aprimorar essa parceria.
A ação surgiu da percepção de que as escolas do projeto têm dificuldades em realizar ações voltadas às famílias de seus alunos, muitas vezes pela pouca participação dos familiares no cotidiano escolar. Buscando intervir, a Fundação Abrinq promoveu treinamentos com os profissionais da educação em Espumoso (RS), Cafelândia (PR) e Cunha-Porã (SC), com o auxílio do Guia para Famílias, material distribuído para os responsáveis dos alunos, que reforça a importância de investir no relacionamento entre a escola e a família, levando em consideração o contexto de vida das famílias que a escola atende, para que assim possam pensar em estratégias assertivas de estímulo e envolvimento dos responsáveis no cotidiano escolar.
“A construção da relação família-escola tem que se manter sempre, a escola não pode desistir de tentar melhorar essa situação”, comenta Andreia Oliveira, diretora de escola, em Espumoso.
Os treinamentos contaram com a participação de 39 profissionais de educação, que saíram com uma ‘lição de casa’ para fazer. As escolas participantes estão elaborando um plano de ação, descrevendo todas as ações que pretendem fazer para estimular o trabalho em conjunto com os familiares dos alunos.
“Precisamos formar mais equipes com pais para trazer as famílias para a escola”, completa Sirlei Vicentin, coordenadora pedagógica, em Cafelândia.
Confira as escolas participantes nas três cidades:
Espumoso (RS)
· EMEF Princesa Isabel;
· EMEF Augusto Peruzzo;
· EMEF Imaculada Conceição;
· EMEF Emílio Henrique Schmitt.
Cafelândia (PR)
· Escola Municipal Theofânio Agapito Maltezo;
· Escola Municipal do Campo Manoel da Nóbrega;
· Escola Municipal Teotônio Vilela;
· Escola Municipal André Luiz da Silva Prestes.
Cunha-Porã (Sc)
· Escola de Educação Básica Terezinha;
· Escola de Educação Básica Oscar Majolo.