Ter um repertório cultural vasto é algo de extrema importância para o desenvolvimento pleno das crianças e dos adolescentes. Não à toa, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de referência para a elaboração dos currículos escolares no País, lista como uma das suas dez competências gerais da Educação básica, o seguinte:
“Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural”.
Ainda assim, pode ficar a dúvida: mas por que, exatamente, um repertório cultural é importante para as crianças e para os adolescentes? Aliás, o que é mesmo um repertório cultural? A Fundação Abrinq responde essas e outras perguntas a seguir:
O que significa repertório cultural?
Repertório cultural é o conjunto de conhecimentos, experiências e referências que uma pessoa acumula ao longo do tempo e que influencia suas interpretações, comportamentos e modos de ver o mundo. Normalmente, é formado pelo contato com elementos de diversas áreas, como arte, literatura, história, entre outras.
Por meio dessa coleção de vivências, as pessoas compreendem e se comunicam melhor com o mundo ao seu redor. Dessa maneira, um repertório cultural mais vasto pode enriquecer o pensamento crítico, a criatividade e a empatia, facilitando o diálogo com outras culturas e o entendimento de diferentes pontos de vista.
Qual é a importância para as crianças e os adolescentes?
Para crianças e adolescentes, um repertório cultural robusto tem o potencial de fazer a diferença no seu desenvolvimento. Ao entrar em contato com diferentes formas de arte e cultura, eles são expostos a novas ideias e realidades, aprendendo a valorizar a diversidade e a refletir sobre questões sociais.
Além disso, a cultura desempenha um papel essencial na construção da identidade e no senso de pertencimento das crianças e dos adolescentes. A partir de um repertório cultural amplo, eles podem se reconhecer em narrativas e tradições, ao mesmo tempo em que se tornam cidadãos mais tolerantes e conscientes.
Como a Fundação Abrinq promove o repertório cultural?
De olho na BNCC e na importância geral de promover um repertório cultural robusto para as crianças e os adolescentes, conforme visto anteriormente, a Fundação Abrinq desenvolve o Projeto Construindo Futuros. A partir da iniciativa, a organização estimula o desenvolvimento de projetos de vida de adolescentes, entre 14 e 15 anos, que frequentam o ensino fundamental.
Uma das maneiras de se fazer isso é por meio das saídas culturais, ocasiões em que a Fundação Abrinq organiza, custeia e realiza visitas a espaços de arte e cultura que os estudantes, vindos de contextos de vulnerabilidade social, não conseguiriam frequentar de outro jeito.
Só em outubro, a organização levou 425 estudantes de escolas públicas do estado de São Paulo para visitarem locais como o Museu do Ipiranga, o Museu da Língua Portuguesa, a Casa Museu Ema Klabin, o Museu de Arte Contemporânea, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, entre outros. Contando desde o começo do ano, já foram mais de 1,7 mil adolescentes beneficiados.
A professora Alani Michely é de uma das escolas participantes do projeto e acompanhou os seus estudantes em uma das visitas. “Os adolescentes adoraram e queriam ter ficado mais. Eles acharam muito interessante, até porque muitos não têm esse tipo de cultura. Muitos não sabiam nem como era um museu”, relata.