A Educação é a base fundamental de qualquer sociedade que preze por boas condições de desenvolvimento e bem-estar para crianças e adolescentes. A Educação de qualidade é foco, também, de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que possui, entre as suas metas, garantir que todas as crianças completem o ensino primário e secundário com qualidade.
Jacques Delors, um economista e político francês, presidiu a Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, entre os anos de 1992 e 1996. Neste período, foi o autor de um relatório chamado “Educação, um tesouro a descobrir”, onde explicou os quatro pilares para a Educação no século XXI.
Segundo o relatório, os pilares são:
Aprender a conhecer
É preciso que haja prazer em conhecer, descobrir e significar. Ou seja: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela Educação ao longo da vida. Isso faz com o que o conhecimento não seja superficial, evitando que a Educação seja robotizada e/ou engessada e, assim, se valorize a curiosidade, a atenção e a vontade de aprender sobre o novo.
Aprender a fazer
Neste pilar, o importante é entender e reconhecer as habilidades pessoais de cada um. Não apenas visando uma qualificação profissional, mas, de uma maneira mais ampla, é preciso conhecer as competências que tornam a pessoa apta a diferentes situações ao longo da vida, além de trabalhar em equipe. Basicamente, valoriza-se a forma como o conhecimento é colocado em prática.
Aprender a conviver
É o ponto onde o ser humano aprende a conviver com outras pessoas. Desenvolve-se o conhecimento sobre os outros, suas histórias, costumes, tradições e gostos. E é a partir dessa consciência que se pode pensar, por exemplo, em projetos em comum, sendo importante, também, para a diminuição de conflitos por divergências de opinião.
Aprender a ser
É o pilar da Educação voltado a desenvolver aspectos como respeito, responsabilidade, ética, sensibilidade, pensamento crítico, entre outros. É importante ter consciência de quem se é, assim como saber seu papel e como agir diante das mais diferentes pessoas com as quais se convive ao longo da vida.
Estes quatro pilares não representam, apenas, a Educação dentro das salas de aula. É um conhecimento que abrange diversas áreas da vida. Juntos, proporcionam a ampliação do conhecimento, a aquisição de experiências sociais e o desenvolvimento de habilidades e personalidade para que as crianças e os adolescentes possam crescer e viver com autonomia diante dos desafios dos tempos atuais.
A Fundação Abrinq e sua atuação em prol da Educação
A Fundação Abrinq possui forte atuação na área de Educação.
Conheça as iniciativas desenvolvidas pela Fundação em prol do tema:
Projeto Construindo Futuros
Por meio do Projeto Construindo Futuros, a organização estimula o desenvolvimento de projetos de vida dos adolescentes, entre 14 e 15 anos, que frequentam o ensino fundamental.
Os adolescentes que constroem projetos de vida alinhados aos seus interesses conseguem reconhecer a importância de aprender e identificar, com maior clareza, seus próximos passos na vida escolar e pessoal.
Saiba mais sobre a ação clicando aqui.
Projeto Mudando a História
Com o Projeto Mudando a História, potencializa o protagonismo juvenil por meio da prática de mediação de leitura em espaços da comunidade.
As atividades do projeto promovem o diálogo e a cooperação entre os adolescentes. Eles participam de:
Formação de mediadores de leitura;
Mediação de leitura em organizações da sociedade civil;
Avaliação reflexiva sobre a atuação com equipe técnica do projeto;
Visitas a espaços culturais, ampliando a visão de mundo e as possibilidades de inserção e deslocamento no espaço urbano.
Conheça mais sobre o projeto clicando aqui.
Projeto Ler e Crescer
O Projeto Ler e Crescer dissemina práticas de leitura que qualifiquem a atuação docente para melhoria do ensino na primeira infância.
Os professores recebem uma formação composta por quatro módulos, com duração de seis semanas e carga horária total de 135 horas, permitindo que os participantes a realizem conforme disponibilidade.
Veja os temas de cada módulo:
Módulo 1 - Primeira Infância e cultura escrita
Módulo 2 - Mediação de leitura de textos literários
Módulo 3 - Mediação de leitura de textos literários - papel do mediador
Módulo 4 - Mediação de leitura: observação e registro
Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.
Programa Creche para Todas as Crianças
O Programa Creche para Todas as Crianças visa aumentar o acesso e assessorar a melhoria da qualidade do atendimento em unidades de educação infantil, tendo em vista o desenvolvimento das crianças.
Para garantir a eficácia do programa, são realizadas diversas atividades como:
Apoiar à criação ou adequação de espaços e ambientes educativos em creches, com foco na ampliação de vagas ou melhoria da qualidade do atendimento, por meio de investimento em reformas e doações de acervos de livros, jogos e brinquedos;
Ofertar assessoramento técnico para as creches participantes.
Entre outras. Para conhecer mais detalhes sobre o programa, clique aqui.
Projeto A Árvore
Já o Projeto A Árvore incentiva nas escolas os temas de direitos humanos e direitos das crianças e dos adolescentes, por meio da arte-educação.
A partir de uma sensibilização de diretores, coordenadores pedagógicos e educadores relacionada aos direitos das crianças e dos adolescentes nas escolas por meio de workshops online, cada instituição recebe um kit com livros sobre direitos humanos e sustentabilidade, bem como um conjunto de reproduções artísticas da Série Declaração Universal dos Direitos Humanos para montagem de uma exposição. Cada criança nestas escolas é convidada a desenhar seus sonhos para o futuro em duas folhinhas: uma é incorporada à instalação itinerante e a outra compõe uma árvore na própria escola, que permanece, se enraíza e floresce na comunidade.
Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.
A atuação da Fundação Abrinq em Educação foi fundamental para beneficiar as mais de 130 mil crianças e adolescentes que receberam apoio da organização em 2022.
Estas e outras iniciativas são executadas com o apoio de milhares de pessoas que acreditam no trabalho da Fundação Abrinq e apoiam a causa. Considere se tornar um doador e fazer parte desta história! Clique aqui para doar.