Notícias

Conheça o trabalho dos Dentistas Amigos da Criança

09/08/2024
Conheça o trabalho dos Dentistas Amigos da Criança

No Brasil, pouco mais de um terço das pessoas segue a recomendação dos especialistas e vai ao dentista anualmente. Em um país com mais de 24 milhões de habitantes com renda familiar mensal abaixo de ¼ do salário mínimo, é possível que isso aconteça devido a questões financeiras que impedem o acesso adequado à saúde bucal.*

Se você é um dentista, clique aqui para saber como você pode ajudar.

Frente a esta realidade, surgem os Dentistas Amigos da Criança: profissionais da Saúde que oferecem atendimento odontológico gratuito para crianças e adolescentes de famílias que não têm condições de pagar por um tratamento bucal. Além disso, os dentistas, por vezes, também realizam ações preventivas em organizações da sociedade civil, para educar os atendidos sobre as melhores práticas.

A iniciativa faz parte do Programa Adotei um Sorriso, criado pela Fundação Abrinq em 1997. Desde então, o programa tem como objetivo viabilizar o acesso gratuito aos serviços de saúde bucal e atendimento psicológico para crianças e adolescentes atendidos pelas organizações da sociedade civil integrantes do programa por meio de voluntários.

Com o programa, a Fundação Abrinq já foi responsável por transformar vidas e colocar o sorriso de volta nos rostos de mais de 297 mil crianças e adolescentes em todo o Brasil. O sucesso da iniciativa, no entanto, só é possível graças ao empenho dos 4.844 dentistas voluntários que generosamente dedicaram seus tempos pela causa.

Dentistas Amigos da Criança

Para fazer com que cada vez mais crianças e adolescentes tenham acesso à saúde bucal que precisam e merecem, a Fundação Abrinq necessita de mais dentistas voluntários.

Além dos benefícios sentidos pelas crianças e pelos adolescentes atendidos, o trabalho voluntário com o programa também faz bem para o próprio dentista. “Nesses últimos dois anos eu fiquei muito feliz em poder contribuir com a renovação do sorriso e transformar as vidas de crianças e adolescentes que, aqui na nossa região, infelizmente, ainda sofrem com a cárie. Para mim, é muito gratificante poder ajudar, oferecendo o melhor de mim, no meu trabalho, coisa que eu amo fazer”, conta Raíssa Araújo, voluntária desde 2022.

Em alguns casos também, a generosidade dos voluntários pode mudar para sempre a vida de um paciente. É o caso da Deise, que foi beneficiada pelo programa durante a sua adolescência e formou um vínculo tão verdadeiro com a profissional que a atendeu que, anos mais tarde, se tornou a Dra. Deise Braga, também voluntária do Programa Adotei um Sorriso. Saiba mais sobre essa história aqui.

Como ser um Dentista Amigo da Criança?

Para ser um Dentista Amigo da Criança é muito simples: a parte mais importante é ser um dentista e estar disposto a ajudar as crianças e os adolescentes que mais precisam. Em seguida, basta acessar o site abaixo, ler as informações e preencher o formulário no final da página para dar início ao cadastro no Programa Adotei um Sorriso.

Seja um voluntário e transforme vidas!

*Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) – Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).

Tags

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais