O Dia Internacional da Juventude é comemorado anualmente no dia 12 de agosto desde que foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999 com a resolução 54/120. O objetivo da data é chamar a atenção para assuntos de interesse desta população que ainda está compreendendo melhor suas responsabilidades e a maneira como se encaixam na sociedade.
No mesmo dia, o Brasil também comemora o Dia Nacional da Juventude, instituído a partir do Decreto de Lei nº 10.515 de 11 de julho de 2002, e, em alguns lugares, como na cidade de São Paulo - SP, acontecem a Semana das Juventudes, com eventos diários para comemorar a data.
Esta fase na vida das pessoas é tão relevante que, em 2013, foi sancionado o Estatuto da Juventude, ressaltando direitos e políticas públicas direcionadas aos indivíduos com idade entre 15 e 29 anos.
Protagonismo na juventude
Apesar de o Estatuto da Juventude definir esta fase na vida das pessoas como o período entre os 15 e 29 anos, a juventude pode compreender diversos significados, a depender de circunstâncias como a época, a localidade ou as condições de vida de cada um.
Ainda assim, a juventude costuma marcar um período da vida de todos no qual gradualmente se tornam mais responsáveis pelos próprios destinos, fazendo as próprias escolhas e se inserindo na sociedade como agentes ativos e que contribuem com o coletivo.
Por isso, esta pode ser considerada a fase em que as pessoas se tornam protagonistas de suas vidas, e é interessante para seu próprio desenvolvimento pessoal que esse protagonismo também seja estimulado de outras maneiras, como no ambiente escolar, por exemplo.
Itinerários formativos
Com as novas orientações proporcionadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as escolas de ensino público e privado ficaram encarregadas de oferecer aos seus alunos algumas novidades importantes, como os itinerários formativos.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo e outras situações de trabalho que os estudantes podem escolher no ensino médio. Na prática, isso significa que os adolescentes agora possuem certa liberdade para escolherem em que áreas do saber desejam aprofundar seus conhecimentos para além do mínimo comum estipulado pela BNCC.
Dessa maneira, os itinerários formativos constituem uma importante ferramenta de desenvolvimento para os jovens estudantes. Além de poderem decidir quais rumos tomar no que diz respeito ao próprio aprendizado, os adolescentes também têm a oportunidade de aprender os assuntos que mais lhes interessam e que serão mais úteis nas suas vidas profissionais futuras. Atualmente, são cinco itinerários formativos que os estudantes do ensino médio podem escolher.
Para Linguagens e suas tecnologias, o foco é o estudo de disciplinas que compreendam como a linguagem é aplicada em contextos sociais e de trabalho por meio das línguas, artes e literatura, por exemplo. Assim, são aprendidos conceitos relacionados à Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa.
Em Matemática e suas tecnologias, o aluno poderá desenvolver habilidades relativas a processos de investigação, construção de modelos e resolução de problemas para entender a maneira como a Matemática se relaciona na prática com a realidade. Robótica, automação, inteligência artificial, programação e jogos digitais são alguns dos temas abordados.
Ciências da natureza e suas tecnologias, por sua vez, tem como fundamentos as disciplinas de Biologia, Física e Química. Ao aprofundar seus conhecimentos nessas áreas de estudo, o aluno terá a oportunidade de entender melhor como as forças da natureza atuam e quais seus impactos para a humanidade.
Já em Ciências humanas e sociais aplicadas, o foco é o entendimento da forma como a humanidade se relaciona com ela mesma, compreendendo questões como relações sociais, modelos econômicos, processos políticos, dentre outros. A base dos estudos são as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Por fim, há a formação técnica e profissional, na qual o objetivo é preparar o aluno para o mercado de trabalho ao incorporar trabalho manual com trabalho intelectual. Dessa maneira, o estudante poderá ficar a par das exigências do mundo contemporâneo, já desenvolvendo sua carreira desde o início de acordo com o mercado profissional.
Projeto de vida
Outra inovação originada pela nova Base Nacional Comum Curricular são os projetos de vida, que têm por finalidade auxiliar os jovens alunos a escolherem com mais consciência seus itinerários formativos no ensino médio. A norma não estipula com detalhes a maneira como as escolas devem instituir o projeto, de modo que cada uma tenha liberdade para fazê-lo da maneira como achar mais proveitosa.
Para ser bem-sucedido, o professor responsável pela disciplina precisa instigar a autorreflexão em seus alunos, de modo que percebam suas habilidades, vocações, desejos e expectativas para o futuro. Só assim os jovens poderão ter maior certeza na hora de decidirem por qual itinerário formativo seguirão nos anos escolares seguintes, e terem mais garantia de que estão caminhando pelo rumo certo.
Tanto o projeto de vida quanto os itinerários formativos têm papel muito importante na vida do adolescente, que está descobrindo seu lugar no mundo e compreendendo de que maneiras pode contribuir com a sociedade no futuro. Por causa disso, as mudanças surgidas com a BNCC podem beneficiar de modo significativo os estudantes caso sejam implementadas de modo eficiente.
Projeto Construindo Futuros
Sabendo da importância do projeto de vida e dos itinerários formativos para o protagonismo dos adolescentes em suas próprias vidas, a Fundação Abrinq iniciou, em 2021, o Projeto Construindo Futuros. Por meio dele, adolescentes entre 14 e 15 anos que frequentam os anos finais do ensino fundamental são estimulados ao autoconhecimento e a refletirem sobre suas perspectivas para o futuro.
Em 2021, a Fundação Abrinq foi responsável por beneficiar 929 adolescentes com a formação de 11 profissionais de Educação, que puderam se capacitar para atender às demandas dos jovens com relação às novidades da BNCC.
Para o ano de 2022, o projeto está ajudando 27 instituições de ensino localizadas em seis municípios diferentes no estado de São Paulo: Carapicuíba, Cotia, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço da Serra. Ao todo, 53 professores e 2.353 alunos estão sendo favorecidos por materiais doados e atividades formativas providenciadas pela Fundação Abrinq.
O projeto está previsto para durar até dezembro deste ano e até o momento já foram realizados 18 encontros formativos com os professores participantes. Por meio deles, os profissionais puderam aprender mais sobre temas que os ajudam a entender mais a realidade dos jovens e o projeto de vida em si. Cidadania, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o papel do professor e a relação entre o adolescente e o educador foram alguns dos temas cobertos.
Até o final do ano, a Fundação Abrinq ainda prevê realizar mais encontros formativos com os educadores a fim de que possam guiar seus alunos com mais eficiência nesta etapa transformadora de suas vidas. Além disso, o projeto também espera proporcionar atividades com os próprios estudantes das escolas participantes nos próximos meses.
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