É difícil pensar na infância e não lembrar das brincadeiras, tão estimadas pelas crianças. O brincar está muito presente nos primeiros anos das vidas das pessoas e, ao contrário do que se possa pensar, é uma prática que vai muito além do mero entretenimento. Na verdade, é brincando que as crianças têm um dos seus primeiros contatos com as outras pessoas e o mundo, e é por meio das brincadeiras que adquirem habilidades e conhecimentos valiosos para a vida adulta, como a criatividade, o raciocínio lógico e a ética.
Devido à importância da prática para o desenvolvimento das crianças, a Fundação Abrinq lançou hoje (21) o e-book Brincar Junto! Guia de brincadeiras para crianças e adultos – Volume 2. A publicação serve como uma continuação e um complemento para o e-book Brincar Junto! Guia de brincadeiras para crianças e adultos, de 2017.
O novo material busca explicar no que, exatamente, consiste a prática do brincar; como as brincadeiras conseguem efetivamente contribuir para o pleno desenvolvimento das crianças; e qual o papel das pessoas no incentivo e estímulo à atividade. Ao final do e-book, estão listadas e explicadas também dez brincadeiras fáceis de se realizar, para que os adultos possam brincar junto com as crianças. Confira uma delas abaixo:
Pista de carrinho
Você vai precisar de:
- Fita adesiva;
- Brinquedos com rodinhas.
Com a ajuda de uma fita adesiva ou de outro material semelhante, delimite caminhos pelos chãos, paredes e móveis da casa, de modo a criar uma grande pista que passe por vários lugares diferentes. Incentive a criança a desenhar seu próprio percurso também e a ajude dando novas ideias e dicas. Agora a sua pista de carrinho já está pronta. Basta pegar algum brinquedo com rodinhas que a criança já possua em casa e sair passeando com ele pela pista que construíram juntos. Caso não tenha, não tem problema! É possível construir carrinhos com materiais de casa, por exemplo, usando uma garrafa PET para ser a carcaça do brinquedo, tampas como as rodinhas e palitos de churrasco para funcionarem como os eixos e ligarem a carcaça às rodas.
Entrevista com especialista
A publicação também conta com uma entrevista concedida por Silvana Augusto, assessora pedagógica para educação infantil, professora de cursos de extensão universitária na área de Alfabetização e coordenadora pedagógica de cursos de pós-graduação sobre Educação na infância. Nesta seção, a pesquisadora fala com mais detalhes sobre os melhores tipos de brincadeiras para o desenvolvimento das crianças, a importância da prática na educação escolar, medidas concretas de incentivo que as famílias podem tomar e outras questões.
“Para a criança, o brincar é a principal linguagem utilizada para compreender o mundo, as relações sociais e o seu entorno. É uma atividade que tem como grande característica o potencial para alterar e desenvolver uma das principais capacidades superiores do nosso cérebro: a imaginação”, explica a especialista.
Para entender mais sobre o assunto e acessar o material, é só clicar aqui.