Diante das enchentes que tomaram conta de vários municípios do Rio Grande do Sul nas últimas semanas, a Fundação Abrinq se mobilizou para arrecadar doações e distribuí-las para famílias com filhos impactados pela tragédia. A iniciativa faz parte do Programa Emergência, que provê assistência humanitária a crianças e adolescentes nessas situações.
A atuação da Fundação Abrinq começou no dia 3 de maio, logo nos primeiros dias em que se teve notícia da gravidade do desastre no estado gaúcho. Para ajudar de uma forma que não seja apenas pontual, a organização estabeleceu um plano de ação de três meses, de modo que as famílias beneficiadas com as doações tenham tempo suficiente para retornarem a suas vidas antes da tragédia.
Um dos diferenciais da ajuda proporcionada pela organização é a garantia de que as doações sejam recebidas por famílias com crianças e adolescentes, já que são os que mais sofrem em emergências. Para isso, a Fundação Abrinq estabeleceu contato com diversas organizações da sociedade civil parceiras que já atuaram em conjunto em algum momento no passado.
Até o momento, foram doadas 669 cestas básicas, 419 kits de higiene e limpeza, 135 colchões, 240 cobertores e 88 toalhas, que estão beneficiando 1.526 crianças e adolescentes nos municípios de Novo Hamburgo – RS, Montenegro – RS, São Sebastião do Caí – RS, Caxias do Sul – RS e São Leopoldo – RS.
Visitas presenciais
Além das doações de materiais de consumo e materiais de primeira necessidade, a Fundação Abrinq também realizou visitas técnicas em diversos lugares do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes. A ação ocorreu na primeira semana de junho e teve como objetivo monitorar os resultados, compreender as necessidades atuais da população e planejar os próximos passos.
A partir do que foi visto presencialmente, a Fundação Abrinq já compreendeu a necessidade de também ajudar as próprias organizações situadas na região, que sofreram com a perda de muitos equipamentos e materiais, além do dano nos respectivos imóveis, para que possam retornar com o atendimento gratuito a crianças e adolescentes.
Outro ponto que está em avaliação pela Fundação Abrinq é a implementação de Espaços Seguros e Amigáveis para que as crianças e os adolescentes possam ter um lugar específico que se atente às necessidades particulares deles durante emergências.
Ajude as crianças no Rio Grande do Sul!
Para fazer parte da transformação que está aliviando o sofrimento das crianças e dos adolescentes afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, doe para a Fundação Abrinq pelo pix com a chave pix@fadc.org.br ou utilizando o cartão de crédito!