Notícias

Encontro Regional com Prefeitos do Sudeste destaca ações em prol da infância e adolescência

18/09/2023
Encontro Regional com Prefeitos do Sudeste destaca ações em prol da infância e adolescência

No dia 13 de setembro, a Fundação Abrinq promoveu o Encontro Regional com Prefeitos da Região Sudeste, por meio do Programa Prefeito Amigo da Criança , em um evento realizado de forma online. O encontro reuniu prefeitos e representantes de municípios da região para discutir e compartilhar boas práticas voltadas para o bem-estar e o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

A abertura do evento contou com as boas-vindas do Presidente da Fundação Abrinq, Synésio Batista da Costa, que destacou a importância do compromisso dos prefeitos com as políticas públicas e iniciativas destinadas à infância e adolescência.

Logo em seguida, houve a participação de Rubens Naves, advogado e membro do Comitê de Assessoramento à Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, coautor do livro Direito ao Futuro – Desafios para Efetivação dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. Rubens enfatizou a relevância do legado deixado pelos prefeitos em prol das políticas públicas que beneficiam as crianças e os adolescentes em seus municípios.

Na sequência, o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, compartilhou as boas práticas da cidade, destacando o Programa Adolescente Aprendiz, que está sendo ampliado para atender adolescentes de 14 a 17 anos. Além disso, ele abordou o legado do "Quarteirão da Educação", um projeto que visa reviver o conceito de escola em período integral, enriquecida com cultura, esportes, bibliotecas e muito mais. Ele também falou sobre a importância da Saúde, incluindo um programa de atenção à saúde desde a gestação e a criação de um observatório de segurança nas escolas.

"A gente quer que a sociedade fique mais exigente. Que cada mãe, cada criança e toda nossa comunidade cobre. E que cada mandato daqui para frente possa construir um novo quarteirão da educação. Esse é um legado que queremos para a cidade", afirma o prefeito.

Paulo Roberto Alves Damaceno, vice-prefeito de Nova Venécia, no Espírito Santo, foi o segundo representante a apresentar suas ações. Ele destacou o crescimento das matrículas no município, a abertura de uma turma de educação infantil no campo e o Projeto Nutrir Crescer, que avalia o estado nutricional das crianças e orienta as famílias em situação de baixo peso, sobrepeso ou obesidade, encaminhando-os para acompanhamento com nutricionistas.

Por fim, Laércio Ribeiro, prefeito de João Monlevade, em Minas Gerais, compartilhou as iniciativas de sua gestão, que priorizou o cuidado com a saúde mental de crianças e adolescentes. Ele também elencou diversas políticas públicas e formalizações de instrumentos de gestão municipais voltados para a infância e a adolescência.

“É muito bom aprender com outras cidades a deixar legados, mas é importante que esses legados realmente persistam”, afirma o prefeito.

O Encontro Regional com Prefeitos da Região Sudeste proporcionou uma troca de experiências valiosa para que os líderes municipais compartilhassem os êxitos de suas gestões na promoção do bem-estar das crianças e dos adolescentes em suas comunidades. O evento demonstrou o compromisso de cada um em criar um ambiente propício para o desenvolvimento saudável e pleno das futuras gerações.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais