Nesta semana, a Fundação Abrinq promoveu o último Encontro Temático do ano destinado aos municípios que integram o Programa Prefeito Amigo da Criança. O evento teve como foco a discussão de boas práticas na formulação e implementação de políticas educacionais destinadas a crianças e adolescentes, levando em consideração as particularidades de cada região. Para complementar a conversa, os representantes dos municípios Santiago – RS, São Sebastião – AL e São José dos Campos – SP estiveram presentes na transmissão e compartilharam as ações que realizam sobre o tema.
O encontro teve início com a participação de Ana Claudia Medeiros, líder das iniciativas de educação infantil da Fundação Abrinq, que abordou as políticas públicas de Educação no contexto da alfabetização. Ana destacou a importância de combater tanto o analfabetismo absoluto quanto o funcional. Conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de alfabetização completo deve ser concluído até o segundo ano do ensino fundamental, considerando a faixa etária adequada entre 7 e 8 anos. Portanto, um dos principais objetivos das políticas públicas municipais é garantir que todas as crianças aprendam a ler e escrever nesta faixa etária.
Em seguida, Mara Rebello, secretária municipal de Educação e Cultura de Santiago – RS, apresentou práticas para fortalecer a alfabetização na região, beneficiando 4.203 crianças. Mara compartilhou os principais objetivos do município para 2022 e 2023, com foco no fortalecimento da alfabetização em um cenário pós-pandêmico. A gestora pedagógica, Maria Figueiredo, também participou da apresentação, detalhando a metodologia utilizada nos processos do município.
A seguir, Françoise Fernandes, assessora técnica e pedagógica da Prefeitura de São José dos Campos – SP, destacou as principais boas práticas para a alfabetização na rede educacional do município. Entre as ações apresentadas estão o Programa Recupera, que visa reestruturar o processo de aprendizagem da Rede Escolar Municipal, e iniciativas de fortalecimento na transição dos alunos para o ensino fundamental.
Por fim, o encerramento ficou a cargo de Cícera Albuquerque, técnica pedagógica de São Sebastião – AL, que abordou a formação continuada dos professores para que possam se atualizar e se desenvolver, proporcionando melhores condições de alfabetização às crianças. Cícera também explicou o Projeto Conta para mim, que busca envolver as famílias no processo de aprendizagem por meio da contação de histórias.
"É fundamental que as crianças se sintam apoiadas durante o processo de alfabetização e isso não é responsabilidade exclusiva da escola. A família também desempenha um papel crucial. Durante parte do dia, a criança está na escola, enquanto a outra parte está em casa. Portanto, compreendemos a necessidade de envolver as famílias de forma mais ativa na realidade escolar", afirmou a técnica pedagógica.
Os encontros temáticos são essenciais para os municípios integrantes do Programa Prefeito Amigo da Criança. Primeiramente, proporcionam um espaço dedicado à discussão e análise aprofundada de questões específicas (como as políticas educacionais), permitindo que os gestores municipais e as equipes técnicas compreendam melhor os desafios e oportunidades que enfrentam.
Além disso, esses encontros são fundamentais para a troca de experiências e boas práticas entre os municípios, promovendo a aprendizagem colaborativa. Essa interação facilita a implementação de soluções inovadoras e eficazes, adaptadas às necessidades específicas de cada localidade.