A Rede de Articuladores do Programa Creche para Todas as Crianças, da Fundação Abrinq, se reuniu, nos dias 12 e 13, em um encontro para apresentar e discutir boas práticas e ações de sensibilização e mobilização da sociedade promovidas durante o ano.
Desde 2007, o Programa amplia vagas e melhora a qualidade da Educação Infantil e do atendimento em creches, em vários municípios brasileiros, garantindo a educação integral e a atenção à saúde e proteção para crianças de 0 a 3 anos. Para assegurar a eficácia do programa, as atividades são divididas em dois eixos: institucional e regional.
No eixo institucional, o Programa visa articular, sensibilizar e mobilizar a sociedade para a ampliação do acesso e a melhoria do atendimento nas creches. Para isso, conta com o apoio da Rede de Articuladores. Os articuladores também participam de espaços políticos pertinentes à Educação Infantil.
Já no eixo regional, tem o objetivo de treinar profissionais da Educação Infantil e creches, para contribuir com a melhoria dos atendimentos e dos espaços físicos. As melhorias de infraestrutura envolvem reformas e readequações dos espaços físicos das creches, bem como doações de livros, jogos e brinquedos para estimular a leitura e o raciocínio lógico dos pequenos.
Presente no encontro, Luiz Antônio Miguel Ferreira, promotor de Justiça do Estado de São Paulo, conselheiro consultivo da Fundação Abrinq e articulador, contou um pouco sobre suas ações em apoio ao Programa. “Tenho me dedicado a trabalhar a questão das creches e a valorização da Primeira Infância, desenvolvendo um projeto que se chama ‘Criança Como Prioridade Absoluta’. Hoje, com a nossa mobilização, cada vez mais os municípios estão se conscientizando da importância do desenvolvimento de atividades voltadas à criança e à família”.
Este ano, o Creche Para Todas as Crianças beneficiou 806 crianças. Ao todo, foram 14 estados, 109 municípios brasileiros, 15 articuladores regionais voluntários, 5 creches com espaços reformados pelo Programa e 127 profissionais participantes das formações sobre Educação Infantil, na cidade de Pacaraima-RR e Resende-RJ. Além disso, mais de 130 vagas foram ampliadas por meio das mobilizações dos articuladores.
Ana Alice Monteiro dos Santos, vice-coordenadora da Escola Estadual Carana, em Boa Vista (RR), e articuladora do Programa, mobilizou e acompanhou de perto o treinamento dos profissionais de educação da Escola Municipal Alcides da Conceição Lima, em Pacaraima (RR), e da rede de educação local. Nos últimos meses, o município sofreu com a crise migratória de venezuelanos.
“A estratégia do Programa foi utilizada para atender principalmente as famílias venezuelanas. Como a cidade só tem uma creche superlotada e 2 escolas de Educação Infantil, não tínhamos onde colocar as crianças. Na época, muitas delas estavam na rua e na rodoviária. Eu, como articuladora da Fundação Abrinq, conversei com o secretário de Educação e com o prefeito para apresentarmos o projeto para treinar os professores de Educação Infantil, com músicas, dramatizações, leituras, escrita e lúdico”, afirma.
Em 2019, com a colaboração da Embaixada da Irlanda, o Programa irá reformar a escola pacaraimense. Serão iniciadas as construções de uma sala de aula para o último ano de atendimento em creche, proporcionando a abertura de vagas para crianças de 3 anos, e a implantação e a montagem de uma sala multiuso, denominada “Espaço Seguro”, um local lúdico que tem como objetivo fortalecer a resiliência e o bem-estar de crianças e adolescentes abrigados em situações de emergência ou catástrofe.
Confira aqui as fotos do encontro.