A cultura e as novas vivências desempenham um papel crucial no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes em várias áreas, seja na construção de uma identidade, no desenvolvimento cognitivo, na expansão do repertório de conhecimento e habilidades, assim como no desenvolvimento linguístico. Trata-se da criação de uma base sólida para um desenvolvimento integral, ajudando-os a se tornarem indivíduos conscientes e criativos.
Para promover o acesso à espaços culturais e contribuir com o aprendizado de inúmeros adolescentes, a Fundação Abrinq, por meio do Projeto Construindo Futuros, beneficiou 392 estudantes do 9º ano de escolas públicas de São Paulo ao promover 11 saídas culturais por diversos pontos culturais da cidade durante o mês de maio, proporcionando novas vivências e experiências aos participantes das atividades.
Para selecionar os espaços, durante as aulas de projeto de vida, os estudantes criaram, em conjunto com os professores, um “varal dos sonhos”, onde os alunos puderam relatar seus sonhos para o futuro. A partir da atividade, cada escola teve condições de identificar quais espaços culturais têm maior curiosidade e representatividade para os jovens. A ideia da ação é fazer com que eles sintam maior familiaridade com a cultura, contribuindo com o processo de autoconhecimento e aprendizado de diferentes formas, proporcionando, também uma maior compreensão sobre o mundo e ampliação de referências positivas por área do conhecimento.
Confira as escolas participantes e os locais visitados:
“Achei a Pinacoteca um lugar muito bonito. Fiquei muito emocionada, pois olhando para as obras você consegue sentir a emoção e entender o que o artista queria retratar. Eu fiquei muito feliz. Além disso, acredito que essa visita me ajudou a a saber mais sobre a arte de modo geral, além de ter mais conhecimento sobre o tema”, conta Emily Victória, uma das alunas beneficiadas.
Já para Márcia, professora da Escola Estadual Natalino Fidêncio, “a visita ao Museu do Futebol foi uma oportunidade sensacional para sair com as crianças da sala de aula e é uma atividade muito difícil de conseguir realizar em uma escola pública. Além disso, muitos alunos têm como projeto de vida ser profissional do mundo do futebol e, nessa visita, pudemos conscientizá-los sobre as classes sociais na área e o racismo. Por isso, considero que foi muito positivo e temos muito o que aproveitar desse passeio. Agradeço muito à Fundação Abrinq”.
O Projeto Construindo Futuros tem, como objetivo, promover o desenvolvimento de projetos de vida dos estudantes do 9º ano - anos finais, a fim de subsidiar a escolha dos itinerários formativos na transição para o ensino médio, reduzindo a evasão escolar.
Dessa forma, com as saídas culturais, a ideia é que os professores e alunos reconheçam que a escola contribui para além da sala de aula e pode proporcionar momentos coletivos de troca de saberes em consonância com as artes e a cultura.