No início do mês, a Fundação Abrinq, por meio do Programa Nossas Crianças, realizou a primeira de quatro rodas de diálogo formativas, previstas para o ano, com as 25 organizações conveniadas ao programa. Trata-se de um espaço de trocas e articulações on-line com a participação das próprias organizações e de convidados externos, cujas as experiências compartilhadas podem contribuir para fortalecer as ações dos projetos apoiados.
A discussão girou em torno da defasagem escolar de crianças e adolescentes, abordando possíveis caminhos que podem ser encontrados e adotados por organizações da sociedade civil no enfrentamento deste problema.
Defasagem escolar é uma divergência entre a idade da criança e do adolescente e a série/ano em que estão matriculados na escola. Este problema gera algumas consequências, como possível evasão escolar e atraso na aprendizagem de competências necessárias para o desenvolvimento pleno de uma pessoa.
No início do encontro houve uma sensibilização sobre o tema envolvendo os participantes, que logo iniciaram uma dinâmica em grupo para compartilharem suas experiências. Também houve a participação de Raquel Sobrinho, do Grupo de Mães Nossa Senhora do Amparo, de Camaçari, na Bahia, que expôs os principais desafios encontrados pela organização no combate à defasagem escolar, além de apresentar o contexto histórico, as causas e o cenário atual do indicador no País.
Após um intervalo, Talita Noé, da Associação Beneficente Alda Miranda Matheus, localizada em Pirassununga – SP, Luana Araújo e Dalila Araujo, do Instituto Alicerce, localizado na capital paulista, e Raquel Sobrinho, falaram sobre as principais estratégias para combater a defasagem escolar e suas consequências, bem como compartilharam boas práticas realizadas pelas instituições.
“O formato do encontro foi maravilhoso, desde a iniciativa de um momento de relaxamento/reflexão que foi realizado no início do encontro até as dinâmicas em grupo para os debates sobre a temática. Desta forma, pudemos conhecer um pouco sobre outras instituições e suas maneiras de compreender o tema, de acordo com cada realidade. O debate sobre esta temática, de modo geral, foi de grande valia. Compreendo que é uma situação que, infelizmente, os municípios estão enfrentando e, por isso, trazer ideias e novas estratégias de mudanças para este cenário é fundamental”, afirma Jadiane Silva, psicóloga do Centro Educacional Dom Bosco, localizado em Natal – RN, uma das organizações que participaram da reunião.
Outras três rodas de diálogo serão realizadas ao longo do ano, sobre outros temas relevantes para as organizações, como forma de fortalecer o apoio técnico oferecido pela Fundação Abrinq às instituições conveniadas ao Programa Nossas Crianças.
Programa Nossas Crianças
O Programa Nossas Crianças, um dos carros-chefes da Fundação Abrinq, repassa recursos financeiros para organizações da sociedade civil que realizam atendimento direto e gratuito à crianças e adolescentes, entre 0 e 18 anos, que estão em situação de vulnerabilidade social, bem como oferece assessoria técnica e administrativa com o objetivo de fortalecê-las.
O assessoramento contribui para que as organizações possam ampliar e aprimorar seus atendimentos, realizar melhorias em espaços físicos, adquirir novos materiais pedagógicos, oferecer mais diversidade e qualidade nos alimentos ofertados às crianças e aos adolescentes e melhorar a gestão institucional.
O programa regularmente realiza acompanhamentos e visitas técnicas para monitorar o desenvolvimento das iniciativas e garantir o uso adequado dos recursos repassados.