Sabendo dos desafios presentes no cotidiano das organizações, a Fundação Abrinq lançou neste mês, a segunda edição do Guia de Gestão para quem dirige Organizações da Sociedade Civil, com dicas e orientações sobre o tema para os gestores que desejam saber mais sobre o assunto.
O material oferece conteúdo para qualificar o processo de gestão e aprimoramento das atividades realizadas pelas instituições. A publicação já está disponível para download gratuito aqui.
O Guia de Gestão está organizado em oito capítulos e a novidade desta nova edição é que cada capítulo conta com um vídeo explicativo com os autores, correspondente ao tema da publicação, complementando a experiência do leitor.
Sustentabilidade organizacional
O primeiro capítulo, Os cinco campos de força na gestão social, aborda a noção de sustentabilidade organizacional, relacionada à gestão.
Cada pessoa responsável por fazer a gestão em uma organização da sociedade civil está incumbida de equilibrar dinamicamente cinco campos de força: a sociedade, os serviços, os recursos, as pessoas e os próprios grupos dirigentes. Todos esses campos se influenciam mutuamente, o que vital para a organização O desequilíbrio por tempo excessivo acaba por tornar a organização insustentável.
As relações entre os campos são necessárias para favorecer um gerenciamento mais consciente. Essa relação define talvez a principal característica das organizações da sociedade civil: o comprometimento com a causa e a motivação para o trabalho. O engajamento precisa ser incentivado, pois pode ajudar a enfrentar situações difíceis. Além disso, mobiliza a energia de um objetivo comum e de um propósito maior.
O que dá sustentabilidade a uma organização da sociedade civil é o equilíbrio e o desenvolvimento dos cinco campos de força e suas relações. Estes devem ser balanceados. A falta de recursos costuma ser um sintoma de que algum desses aspectos foi negligenciado ou não tratado da forma adequada.
Acesse o vídeo completo do capítulo:
Capítulo 1: Os cinco campos de força na gestão social
Identidade
O segundo capítulo, Identidade de uma organização, se dedica a refletir sobre as relações entre a organização da sociedade civil e o sistema onde estão inseridos, conduzindo o leitor a rever as bases de sua instituição e a sentir-se apto a revisar o conteúdo e forma da Missão, Visão e Valores.
As principais escolhas de identidade definem para quem a organização direcionará os seus esforços e quais resultados deseja obter.
A Missão é a expressão da mudança que a organização quer causar. Para isso, é preciso conhecer com detalhes o público-alvo que será beneficiado por meio de sua atuação. A declaração de missão expõe o efeito desejado neste determinado grupo, com abrangência que pode ser geográfica ou populacional.
A Visão de uma instituição é uma tentativa de expressar a intenção e o que se almeja como um ideal de mundo, de ser ou de se viver, partindo da visão individual para uma intenção coletiva.
Os Valores são a base das atitudes e definem estruturas e processos que surgem no dia a dia da instituição.
Assista o conteúdo do capítulo:
Capítulo 2: Identidade de uma organização
Governança
Pulando para o sétimo capítulo, Governança em uma organização da sociedade civil, que trata dos desafios da governança das instituições sociais e da importância cada vez maior que a sociedade dá a uma gestão ética e eficiente.
Governança é a inteligência da organização na gestão de suas decisões e processos. O objetivo dessa inteligência é viabilizar que as decisões gerenciais sejam executadas tanto no centro como na periferia da instituição.
O capítulo aborda a governança sob três aspectos formadores: princípios, indicadores e estrutura.
Para realizar uma boa governança qualquer organização deve atuar dentro de princípios claros, relacionada à sua identidade. Isso é feito respeitando quatro princípios: transparência, responsabilidade, equidade e compromisso nas contas.
A governança é um dos indicadores de sustentabilidade organizacional e desde que surgiu, temas que antes eram tratados separadamente, como tomada de decisão, cuidado com o patrimônio, relação com os públicos interno e externo, cumprimento legal e integridade a transparência, gestão de risco e conflitos de interesses, conformidade legal e integridade e a estrutura de governança, passaram a ser discutidas de forma convergente.
Acesse agora o vídeo do capítulo:
Capítulo 7: Governança em uma organização da sociedade civil
Durante os meses de março e abril, a Fundação Abrinq irá compartilhar uma série de matérias sobre a publicação e mostrará – abordando todos os capítulos do material, a importância de contribuir com a gestão das organizações da sociedade civil. Acompanhe tudo no site – www.fadc.org.br .
Baixe a publicação completa aqui e confira tudo sobre gestão de organizações da sociedade civil.
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