A Fundação Abrinq acredita que as empresas são parte fundamental da construção de um presente e um futuro melhor para crianças e adolescentes de todo o Brasil. Por isso, desde 1995, a organização desenvolve o Programa Empresa Amiga da Criança, que tem o objetivo de engajar e reconhecer o setor empresarial para a prevenção e o combate à exploração da mão de obra infantil, bem como o estímulo à responsabilidade social corporativa com foco na infância e adolescência.
Na Fundação Abrinq, diversas empresas realizam doações para apoiar as iniciativas da organização que, juntas, já beneficiaram mais de 8,9 milhões de crianças e adolescentes em todo o Brasil. Uma delas é o Instituto Helena Florisbal (IHF), que contribui mensalmente com a causa da infância e adolescência, desde 2014.
O instituto Helena Florisbal
A missão do IHF é clara e nobre: promover a assistência social de maneira gratuita, buscando melhorar a qualidade de vida e contribuir para a reabilitação e capacitação de crianças em situação de vulnerabilidade social, especialmente aquelas portadoras de deficiências físicas e mentais, câncer e outras enfermidades, além de prestar apoio fundamental aos idosos que encontram abrigo em entidades sociais credenciadas pelo Instituto.
Na prática, o trabalho do IHF se desdobra em cinco frentes de atuação prioritárias:
• Colaborar ativamente com instituições de assistência social credenciadas, como creches, casas de apoio especializadas no cuidado de indivíduos com deficiências físicas e mentais, bem como na luta contra o câncer e outras enfermidades. Além disso, o Instituto estende sua mão amiga a lares de longa permanência de idosos;
• Apoiar de maneira complementar as instituições credenciadas pelo Instituto, fortalecendo as áreas de Saúde e inclusão social, garantindo o melhor acolhimento possível para todos os que dependem destes serviços essenciais;
• Estimular a integração de crianças e adolescentes com deficiência física e mental, promovendo atividades educacionais, culturais e sociais que estimulem o convívio e o desenvolvimento pleno;
• Oferecer aos acompanhantes e familiares dos enfermos atividades de prevenção, orientação e suporte psicológico sempre que necessário, reconhecendo a importância do apoio emocional nesse difícil caminho;
• Contribuir significativamente para a qualidade de vida das crianças com câncer ou graves enfermidades que residem em outros estados, assim como de seus acompanhantes, colaborando ativamente na manutenção e expansão das Casas de Apoio na cidade de São Paulo, lugares de acolhimento e esperança para aqueles que enfrentam batalhas tão árduas.
O jogo das 7 causas
Recentemente, o IHF lançou um jogo que foi idealizado para fazer as pessoas descobrirem seu perfil em relação às atividades solidárias. O Jogo das 7 Causas é uma ferramenta lúdica apresentada pela personagem Gracinha, que acompanha a jornada de descoberta da causa solidária do participante e, no final, apresenta quais instituições do terceiro setor assessoradas pelo IHF podem receber uma doação, de acordo com o perfil do jogador.
Para conhecer a iniciativa, clique aqui.
A importância da responsabilidade social para empresas
A responsabilidade social é um conceito que ganha cada vez mais destaque nas empresas e na sociedade em geral. Trata-se do compromisso das organizações e indivíduos em contribuir para o bem-estar da comunidade, para a preservação do meio ambiente e a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária. O tema vai além do cumprimento das obrigações legais e regulatórias, buscando fazer a diferença de forma positiva na vida das pessoas e no planeta.
As empresas desempenham um papel fundamental na responsabilidade social. Elas têm o poder de impactar diretamente a vida de funcionários, clientes e comunidades locais. Muitas organizações estão adotando práticas responsáveis, como a promoção de ambientes de trabalho inclusivos, a redução do impacto ambiental de suas operações e o apoio a causas sociais, como é o caso do Instituto Helena Florisbal.
A responsabilidade social corporativa não apenas beneficia a sociedade, mas também pode ter bons impactos nos negócios. Empresas que adotam políticas socialmente responsáveis geralmente são vistas de forma mais positiva pelos consumidores e podem atrair talentos mais qualificados. Além disso, contribuir para a resolução de problemas sociais e ambientais pode criar oportunidades de inovação e crescimento.
No entanto, a responsabilidade social não é exclusiva das empresas. Indivíduos também desempenham um papel importante neste contexto. Engajar-se em ações voluntárias, apoiar causas sociais, adotar práticas sustentáveis no dia a dia e promover a conscientização são maneiras pelas quais cada pessoa pode contribuir para um mundo melhor.
O dia 25 de setembro marca o Dia da Responsabilidade Social, uma data que destaca o compromisso das empresas e instituições em contribuir positivamente para o bem-estar da comunidade e para a construção de um mundo mais justo e sustentável.
Você e a sua empresa podem se engajar se tornar socialmente responsáveis. Conheça o Programa Empresa da Criança ou entre em contato com a Fundação Abrinq e saiba como.