As inscrições para a 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (2021-2024), da Fundação Abrinq, encerraram no final de agosto e, ao todo, 1.375 gestores municipais de todo o Brasil aderiram à iniciativa e se comprometeram a assumir a infância e adolescência como prioridade durante seus mandatos, o que representa 24,68% dos municípios brasileiros.
A região Nordeste foi a que concentrou o maior número de inscritos de acordo com a quantidade de municípios, 537 prefeitos estão concorrendo ao título de Prefeito Amigo da Criança, o que representa 29,93% dos municípios locais, seguida pela região Sudeste, com 431 adesões, correspondendo a 25,83% dos municípios. Veja os dados de cada região:
“Ficamos felizes em saber que todos esses gestores se preocupam com a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes. Agora, iniciaremos o monitoramento de todos os municípios para que possamos assessorá-los de acordo com cada realidade local, pois só assim conseguiremos desenvolver ações efetivas em prol da infância e adolescência”, relata Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.
Veja os cinco estados com mais adesões ao Programa Prefeito Amigo da Criança:
• Acre: 63,63% dos prefeitos estão participando;
• Pernambuco: 55,13% dos prefeitos estão participando;
• Ceará: 52,17% dos prefeitos estão participando;
• Amazonas: 38,70% dos prefeitos estão participando;
• São Paulo: 34,41% dos prefeitos estão participando.
Todos os prefeitos e suas equipes que aderiram ao programa receberão publicações com temas pertinentes a uma gestão voltada às crianças e aos adolescentes e serão introduzidos à metodologia do Programa Prefeito Amigo da Criança, para que possam prosseguir com a agenda proposta pela Fundação Abrinq e melhorar os indicadores locais.
Conheça os compromissos dos gestores que participam do programa:
• Desenvolver a política de forma planejada, participativa, intersetorial e sustentável;
• Realizar um processo de planejamento com alocação orçamentária nas políticas para a infância e adolescência;
• Qualificar as políticas de atendimento à primeira infância;
• Estabelecer, ampliar e fortalecer a relação entre Executivo, Legislativo, Ministério Público e organizações sociais, articulando uma rede de proteção integral às crianças e aos adolescentes;
• Fortalecer a atuação do Conselho Municipal dos Direitos, conselhos tutelares, setoriais e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente;
• Ampliar os mecanismos de transparência e controle social.
Clique aqui e veja se o seu prefeito também está participando do programa.
Sobre o Programa Prefeito Amigo da Criança
Desenvolvido pela Fundação Abrinq desde 1996, o programa tem como objetivo fortalecer a ação dos gestores municipais, para isso mobiliza e apoia tecnicamente os prefeitos para implementarem ações e políticas públicas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Sendo assim, a Fundação Abrinq ajuda a avaliar a realidade de cada cidade e a identificar o que é prioridade, bem como promove o diálogo entre os municípios a fim de compartilhar experiências.
Os gestores que cumprem uma agenda proposta pelo programa e obtêm os melhores avanços em indicadores sociais relacionados à infância e adolescência são reconhecidos, no final da gestão, como Prefeito Amigo da Criança. Nesta edição, o título será concedido aos 100 melhores prefeitos que se dedicarem e avançarem significativamente nas políticas e indicadores se seus municípios.
“Mais de 10 mil prefeitos de todos os estados já participaram do programa nas edições anteriores e 698 foram contemplados com o reconhecimento. Com isso conquistamos relevantes avanços na garantia e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. Estamos positivos com o resultado desta edição”, afirma Graça.
Conheça mais sobre o programa aqui.
Veja os resultados da edição anterior.
Confira as últimas notícias sobre o assunto:
Mais de 800 prefeitos já se comprometeram com a infância e adolescência
Saiba tudo sobre a nova edição do Programa Prefeito Amigo da Criança
Conheça o Programa Prefeito Amigo da Criança e incentive o seu município a participar