Hoje, a Fundação Abrinq recebeu a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, para um diálogo sobre a criança, infância e adolescência no Brasil.
O propósito do encontro, realizado em São Paulo (SP), foi refletir e pensar em conjunto melhorias para as crianças e os adolescentes, a fim de assegurar e promover os seus direitos.
“Dialogarmos sobre a infância foi o primeiro passo para avançarmos na garantia dos direitos e na promoção da cidadania das crianças e dos adolescentes. Ter pessoas como a ministra Damares envolvidas nessas discussões é primordial para fomentarmos ainda mais o assunto e assegurarmos que as crianças tenham uma vida com mais qualidade”, afirma Synésio Batista, presidente da Fundação Abrinq.
Na reunião foram abordados aspectos como o cenário da infância, a atuação da Fundação Abrinq e as possibilidades de desenvolver ações conjuntas como a produção de campanhas de sensibilização e podcasts sobre temas relacionados à criança e ao adolescente; a realização de um plano de capacitação inicial e continuada aos Conselheiros Tutelares, para que possam melhorar progressivamente os serviços ofertados à comunidade, e formas de combater – cada vez mais – o trabalho infantil, no ambiente online e off-line.
Na ocasião, também foi possível discutir sobre a importância do fortalecimento dos Conselhos de Direitos, de ter o máximo de frentes parlamentares em defesa dos pequenos brasileiros e a necessidade urgente de combate a todos os tipos de violência contra esse público.
A fim de engajar o maior número de atores na luta pela causa, a Fundação Abrinq explicou ainda a importância do Programa Presidente Amigo da Criança, que objetiva estabelecer um compromisso com o governo para priorizar políticas públicas que promovam os direitos de crianças e adolescentes em todo o país.
Para finalizar, Damares compartilhou as ações que estão sendo desenvolvidas por seu Ministério no Pará, em especial na Ilha do Marajó, em prol da infância e adolescência.