Monitorar os principais indicadores sociais relacionados à realidade da infância e adolescência no Brasil é uma ação crucial para organizações que atuam defendendo a causa. Isso porque é o conhecimento profundo da situação das crianças e dos adolescentes no país que permite entender onde esforços podem ser melhor empregados para um resultado mais positivo.
Pensando nisso, a Fundação Abrinq mantém o Observatório da Criança e do Adolescente, ferramenta que organiza e facilita o acesso a informações que abordam a qualidade de vida e o bem-estar de crianças e adolescentes com idades entre 0 e 18 anos, permitindo uma análise da evolução das principais políticas, dos desafios e das desigualdades regionais.
Todos os dados presentes na plataforma estão relacionados com algum dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), para que seja possível acompanhar a evolução dos indicadores frente às metas estabelecidas pela Agenda 2030.
Além de um design moderno, otimizado para uma melhor experiência do usuário, a ferramenta conta com diversos outros pontos positivos que a diferenciam das outras plataformas de consulta de dados públicos. Confira abaixo alguns deles:
Mais dados
O Observatório da Criança e do Adolescente contempla, além de indicadores relacionados às crianças, aqueles referentes aos adolescentes. Isso significa uma gama mais abrangente de informações, incluindo dados específicos da faixa etária correspondente à adolescência, que não estão disponíveis em plataformas que abordam apenas a infância.
Comparações
Com a ferramenta, é possível visualizar dados de diferentes municípios e estados, além dos nacionais, em um mesmo gráfico, ao mesmo tempo. Assim, fica fácil fazer comparações estatísticas e ainda há a possibilidade de baixar a disposição dos dados no diagrama com as exatas especificações configuradas.
Transparência
O processo de obtenção dos dados no Observatório da Criança e do Adolescente é totalmente transparente. Em cada indicador, estão disponibilizados os critérios e códigos utilizados, o que significa que é possível reproduzir a busca dos indicadores nas plataformas públicas oficiais para se chegar aos mesmos resultados, ou até ir atrás de outros.