Se você vem acompanhando o site institucional da Fundação Abrinq nas últimas semanas, deve ter lido uma série de matérias sobre os Conselhos Tutelares, incluindo como funcionam, qual a sua importância, como são compostos, entre outras informações relevantes sobre o órgão. Caso não tenha lido ainda, não deixe de conferir a seguir:
Conheça a composição dos Conselhos Tutelares no Brasil
Como se preparar para as Eleições dos Conselhos Tutelares
Além destes materiais, para ajudar as pessoas a entenderem mais sobre a eleição para escolher os novos conselheiros tutelares e a participarem, a Fundação Abrinq responde abaixo algumas perguntas que podem surgir durante este processo.
Quando será?
As eleições para conselheiros tutelares acontecerão no domingo, dia 1º de outubro, das 8h às 17h, em todo o Brasil.
Qual o local de votação?
O lugar não necessariamente será o mesmo onde as pessoas votam nas eleições gerais e municipais. Para saber exatamente onde será o seu, confira no site do seu Tribunal Regional Eleitoral aqui.
Quem pode votar?
A votação não é obrigatória, mas a participação de todos é extremamente importante. Toda pessoa com mais de 16 anos e em dia com a Justiça Eleitoral pode ir às urnas.
Quais documentos são necessários?
Na hora da votação, é preciso apresentar o seu título de eleitor, junto com um documento oficial com foto.
Quem são os candidatos?
Cada região tem uma lista de candidatos diferente, que você pode conferir por meio dos canais oficiais do seu município, como site, redes sociais ou Diário Oficial.
Não deixe de participar deste momento tão importante para a causa da infância e adolescência. Conheça os candidatos, compareça às urnas no dia 1º e vote pelo futuro das crianças e dos adolescentes no Brasil.