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Planejamento e trabalho remoto são destaques na nova edição do Guia de Gestão

12/04/2022
Planejamento e trabalho remoto são destaques na nova edição do Guia de Gestão

Para contribuir com a gestão das organizações, a Fundação Abrinq produziu a segunda edição do Guia de Gestão para quem dirige Organizações da Sociedade Civil, cofinanciada pela União Europeia.

O material serve de apoio e orientação na qualificação do processo de gestão e aprimoramento das atividades realizadas pelas instituições. A publicação está disponível para download gratuito. Os oito capítulos do guia apresentam temas com o objetivo de contemplar de forma simples, conceitos principais relacionados à gestão e dicas de como aplicá-los, independentemente do segmento de atuação da organização.

A publicação completa pode ser baixada AQUI.

Trabalho em equipe

O terceiro capítulo, denominado A equipe, traz a dinâmica do trabalho em equipe e apresenta referências que podem ser utilizadas para orientar o desenvolvimento das pessoas nas organizações, bem como alternativas para lidar com situações colaborativas e de conflitos.

É no trabalho em grupo que os diferentes tipos de pessoas se complementam e onde cada um pode encontrar a ocasião propícia para se manifestar. Podem ser dinamizadoras ou consolidadoras.

As pessoas dinamizadoras trazem para o grupo as grandes visões, imagens e ideias que inspiram e motivam os demais. São indivíduos com facilidade para organizar atividades, criar esquemas para solucionar os problemas que se apresentam e desempenhar tarefas com relativa facilidade, sendo capazes de transformar convicções em metas.

Já as consolidadoras estão mais voltadas para a preservação do grupo e seus valores, apoiando, assim, a sua continuidade. São pessoas que mantêm a consciência do caminho já percorrido, preservam as experiências e relembram os aprendizados obtidos em ocasiões passadas. Elas abrem espaços para viabilizar que as tarefas sejam realizadas e que os encontros aconteçam, além de oferecer o suporte e o acolhimento do outro em situações de dificuldades.

Grupos de trabalho vivenciam, em alguns momentos, conflitos interpessoais. Neste caso, é importante identificar quais são as necessidades que não estão sendo atendidas, de ambos os lados, sempre por meio do diálogo, estimulando a compreensão entre as partes.

Trabalho remoto - a pandemia da COVID-19 fez com que as organizações adotassem o trabalho remoto. Este processo aconteceu de forma repentina, em função da necessidade emergencial e, aos poucos, foram surgindo novos desafios. O capítulo traz recomendações que podem ser úteis para o cotidiano e o relacionamento de quem atua em ambiente virtual.

Acesse o vídeo completo sobre o tema:

Planejamento da organização

O quarto capítulo, Os serviços – planejamento, execução, monitoramento, avaliação e aprendizagem, aborda o foco sobre a qualificação da atuação da organização na sociedade e oferece dicas para a realização de planejamento para efetivo monitoramento e avaliação.

As organizações da sociedade civil necessitam que suas estratégias sejam implementadas com eficiência e eficácia. A qualidade dos serviços oferecidos deve ser compatível com as necessidades e expectativas da população atendida e com as expectativas de seus apoiadores e investidores.

O capítulo apresenta conteúdo com instruções referentes à elaboração do planejamento, bem como a implementação, monitoramento e avaliação de sua eficácia.

O planejamento dos serviços do cotidiano e de novos projetos é o que orienta a busca dos resultados esperados, contribuindo para o êxito da missão.

O ciclo Planejamento, Desenvolvimento, Controle, Ação (PDCA) é destacado no guia como um modelo eficiente para estruturar processos voltados à gestão da qualidade dos serviços.

As três primeiras etapas do ciclo (planejar, executar e monitorar) são utilizadas neste capítulo tal qual foram desenvolvidas originalmente. A última etapa foi nomeada como agir ou prevenir.

Após a avaliação, é possível identificar os erros e acertos do planejamento. Uma oportunidade de aprendizagem, celebrar os resultados obtidos e identificar os pontos que necessitam de reflexão e melhoria em um novo ciclo.

Assista o conteúdo do capítulo:

Edição atualizada

A primeira edição do Guia de Gestão foi publicada em 2002. Para a reedição, 20 anos após o seu lançamento, foi realizada revisão com conceitos atuais de gestão, como governança, sustentabilidade organizacional, sistema de gestão digital, novidades na captação de recursos e o marketing nas redes sociais.

Baixe a publicação completa aqui e confira tudo sobre gestão de organizações da sociedade civil.

Guia de Gestão para quem dirige OSC

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