As inscrições para o Prêmio Criança 2022 encerraram no dia 30 de junho. As organizações da sociedade civil tiveram exatamente um mês para cadastrarem seus projetos no edital lançado pela Fundação Abrinq.
Neste ano, a premiação tem como objetivo reconhecer iniciativas voltadas à saúde mental de crianças e adolescentes. Para isso, as instituições precisaram, no ato da inscrição, estar em conformidade com os requisitos do processo seletivo e desenvolver, há pelo menos 12 meses, projetos associados a um dos eixos abaixo:
Eixo 1: projetos que visam diminuir as chances de ocorrências de problemas relacionados à saúde mental em crianças e adolescentes expostos a fatores de risco;
Eixo 2: projetos que visam identificar e evitar o agravamento de problemas de saúde mental em crianças e adolescentes;
Eixo 3: projetos que visam oferecer cuidado e atendimentos clínicos voltados à saúde mental, bem como promover a redução de fatores de risco.
Ao todo, 55 projetos foram inscritos na expectativa de receber o reconhecimento da Fundação Abrinq. A região Sudeste foi a que obteve a maior concentração de projetos, com mais de 54% do total.
Processo de avaliação
Atualmente, todas as iniciativas seguem para a primeira fase de avaliação. Veja todas as etapas e as respectivas datas de cada uma:
Julho
1ª etapa - análise documental: são avaliados os documentos enviados pela organização no ato do cadastro.
Agosto
2ª etapa - análise dos projetos inscritos: nesta fase, as informações encaminhadas são avaliadas levando em consideração os seguintes critérios:
• Clareza na descrição da importância do projeto, indicando possíveis riscos, ameaças ou problemas de saúde mental, e quais soluções para o diagnóstico e prevenção são propostas;
• Qualidade das ações e das metodologias empregadas no projeto;
• Existência de ações direcionadas aos familiares ou responsáveis do público atendido (no caso as crianças e os adolescentes);
• Existência de relações de cooperação entre a organização executora do projeto inscrito e outras instituições públicas ou privadas da rede local ou regional ligadas às áreas da Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte, entre outras;
• Natureza dos resultados alcançados pelo projeto;
• Clareza na descrição dos recursos materiais, humanos e financeiros empregados na execução do projeto;
• Existência de condições e/ou estratégias para a sustentabilidade institucional e financeira do projeto.
Setembro
3ª etapa - visitas técnicas: aqui, as organizações que passaram pelas primeiras fases de avaliação recebem uma visita online da Fundação Abrinq para apresentarem seus projetos com maior proximidade e clareza e comprovarem a veracidade das informações enviadas.
4ª etapa - Comitê Técnico de Especialistas: a quarte e última fase de avaliação é feita pelo Comitê Técnico de Especialistas, composto por profissionais da área da saúde mental, que realizará a escolha dos projetos vencedores.
“Entendemos que a saúde mental continua sendo um tema fundamental e que requer atenção, mesmo estando em evidência após a pandemia, por isso, decidimos reconhecer, por mais uma edição, projetos voltados à promoção e ao cuidado da saúde mental de crianças e adolescentes. É uma forma de lançarmos luz para um assunto que é extremamente importante e, ao mesmo tempo, fortalecermos as organizações que estão em contato direto com o nosso público-alvo, ressaltando que não estão sozinhas na caminhada por uma infância e adolescência justa e saudável para todos”, afirma Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.
A divulgação dos projetos vencedores acontecerá em outubro. Acompanhe o site e as redes sociais da Fundação Abrinq, todas as atualizações sobre o Prêmio Criança 2022 serão comunicadas pelos canais oficiais da instituição.