Desde 2022, a Fundação Abrinq mantém uma parceria com o Acervo Otávio Roth para desenvolver o Projeto A Árvore, voltado à área de Educação. A iniciativa tem como objetivo incentivar nas escolas os temas direitos humanos e direitos das crianças e dos adolescentes por meio da arte-educação.
A cada ano, o projeto exerce suas atividades em algumas regiões específicas do Brasil: no primeiro ano, atuou nos Biomas Amazônia e Rio de Janeiro, e em 2023, esteve presente nos Biomas Pantanal e Cerrado. Agora, a iniciativa se prepara para atingir escolas nos Biomas Caatinga e Mata Atlântica.
Para marcar o início das atividades do Projeto A Árvore em 2024, a Fundação Abrinq e o Acervo Otávio Roth organizaram um webinar com convidados especiais. Além de Ana Roth, diretora do acervo, marcaram presença Yan Sousa, professor destaque em 2023, e Andréa Buoro, diretora executiva do Intermuseus, que atuará com o projeto neste ano.
Assista abaixo ao webinar de abertura do Projeto A Árvore em 2024, na íntegra:
Projeto A Árvore
O Projeto A Árvore busca incentivar o ensino dos direitos humanos e dos direitos das crianças e dos adolescentes tanto por meio da formação de professores quanto pela realização de atividades educativas com os estudantes. O objetivo também é participar da criação da obra itinerante A Árvore, idealizada por Otávio Roth, que contará com a contribuição de todas as crianças e todos os adolescentes envolvidos com a iniciativa.
Em apenas dois anos de atuação, o Projeto A Árvore foi responsável por beneficiar 71.402 crianças e adolescentes e formar 1.118 profissionais de Educação, de um total de 246 escolas participantes.
Em 2024, nos Biomas Caatinga e Mata Atlântica, a iniciativa está na fase de formação dos professores, que se iniciou em março e vai até junho. Esta é uma etapa muito importante para que as crianças e os adolescentes beneficiados pelo projeto possam ter a melhor experiência de arte-educação sobre os direitos humanos durante o ano.
Para que se cumpra o objetivo do Projeto A Árvore, nos próximos meses, estão previstas também rodas de leitura e conversa, e uma exposição sobre direitos humanos com as crianças e os adolescentes. Já a partir de agosto, inicia-se o processo de produção das folhinhas para a Árvore.
Além da atuação na Caatinga e Mata Atlântica, o Projeto A Árvore está realizando um Apoio Continuado com a Secretaria de Educação do Estado de Goiás, a Secretaria Municipal de Educação de Corumbá e a Secretaria Municipal de Educação de Palmas, órgãos que participaram da edição 2023 da iniciativa. O objetivo é continuar as atividades do projeto a partir de um cronograma que vai até o meio do ano.