Entre os dias 22 e 28 de maio, é comemorada a Semana Mundial do Brincar, uma iniciativa criada pela Aliança pela Infância. A semana funciona como uma expansão do Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio, e terá como tema neste ano A Natureza no Brincar.
O brincar é muito mais do que apenas uma atividade prazerosa para as crianças. É a partir desta prática que os pequenos aprendem mais sobre o mundo, sobre as outras pessoas e sobre eles próprios. Brincando, eles desenvolvem habilidades motoras, sociais, emocionais e cognitivas, por exemplo.
A Fundação Abrinq entende a importância do brincar e incentiva que as brincadeiras façam parte da rotina de todas as crianças, para que possam se desenvolver e crescer da maneira adequada. Pensando nisso, a organização já publicou dois e-books sobre o tema. No segundo, inclusive, explica com mais detalhes, com a ajuda de uma especialista, como a criança aprende brincando.
Leia aqui o e-book Brincar Junto! Guia de brincadeiras para crianças e adultos – Volume 1 e o e-book Brincar Junto! Guia de brincadeiras para crianças e adultos – Volume 2.
Para não deixar a Semana Mundial do Brincar deste ano passar em branco, a Fundação Abrinq convidou as unidades de educação infantil participantes do Programa Creche para Todas as Crianças em 2022 e em 2023 para uma ação de estímulo às brincadeiras.
Conheça as 25 creches do Nordeste que aceitaram participar da ação:
- Associação de Pais e Mestres do Parque Florestal e Adjacências;
- Associação Educacional e Cultural Estação Criança;
- Centro de Educação Infantil Bom Pastor;
- Centro de Educação Infantil Cônego Raimundo Pinto de Albuquerque;
- Centro de Educação Infantil da Ladeira;
- Centro de Educação Infantil Wilson Bastos Rodrigues;
- Centro Educacional Social e Cultural;
- Centro Municipal de Educação Infantil Bebedouro I Maria Nunes da Silva;
- Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Cícero Luz;
- Centro Municipal de Educação Infantil Professora Rita Amorim;
- Centro Municipal de Educação Infantil Raimunda Benta de Jesus;
- Centro Municipal de Educação Infantil Tia Dulcineia;
- Creche Escola ABC Infantil;
- Creche Escola Beneficente Comunitária Tia Deja;
- Creche Escola Comunitária Associação Nosso Sonho;
- Creche Municipal Pequeno Príncipe;
- Creche Novo Amanhecer;
- Creche Regina de Fátima;
- Escola Comunitária Batista Kerygma;
- Escola Rainha da Paz;
- Jardim de Infância Dr. Pedro Rubens da Costa Barros;
- Unidade Nova Semente Conviver e Crescer;
- Unidade Nova Semente Luiz Saturnino de Lima;
- Unidade Nova Semente Professora Isabel Cristina de Oliveira;
- Unidade Nova Semente Tia Mônica.
Para incentivar que as crianças brinquem e aprendam durante a Semana Mundial do Brincar deste ano, a Fundação Abrinq compilou um material de apoio e divulgou para as creches, ensinando diversos jogos e brincadeiras que podem ser feitos com materiais fáceis de serem obtidos. Dessa forma, mesmo as unidades mais carentes de recursos podem participar.
Um exemplo de brincadeira ensinada pela Fundação Abrinq foi a pescaria maluca, que precisa apenas de cabos de vassoura, copos plásticos e bacias. A ideia é que as crianças fiquem sentadas em uma cadeira e levem os copinhos que estão no chão para dentro das bacias, apenas usando o cabo de vassoura. É uma ótima oportunidade para desenvolver a coordenação motora e a paciência.
Ao todo, serão 3.260 crianças impactadas com a ação da Semana Mundial do Brincar. Para entender mais sobre quais atividades são mais aproveitadas pelos pequenos, a Fundação Abrinq instruiu os educadores das creches a perguntarem qual é a brincadeira favorita deles.
“Observando os nossos estudantes, percebemos que as brincadeiras favoritas são: o balanço, escalar pelas cordas, descer no escorregador, construir castelos, ‘bolos’ e outras esculturas na areia, percorrer circuitos psicomotores, conversar de forma espontânea tanto na casinha quanto em rodinhas sentados na areia e subir e descer na escada e na rampa. Enfim, todos os brinquedos, recursos e espaços do nosso parque são explorados e amados”, conta Sidele Santos, gestora do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Rita Amorim.
A ação também servirá como um medidor de resultados dos editais de reforma e de entrega de parquinhos feitos pelo Programa Creche para Todas as Crianças em 2022, que doou acervos pedagógicos com jogos, brincadeiras e fantasias. Como muitas das 25 creches nesta ação de maio participaram desses editais, a Fundação Abrinq poderá entender como o acervo impactou o aprendizado das crianças.
Para saber os resultados da ação da Fundação Abrinq sobre a Semana Mundial do Brincar, não deixe de acompanhar os canais oficiais da organização.