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Semana Mundial do Brincar reforça a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil

20/05/2022
Semana Mundial do Brincar reforça a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil

As novas tecnologias e o modo de vida atual mudaram a forma como as crianças brincam. Muitas delas não sabem o que é pular amarelinha, brincar de pique-esconde, soltar pipa ou jogar queimada. As brincadeiras foram substituídas pelos jogos de videogame, smartphone e tablet. A Semana Mundial do Brincar foi criada pelo movimento Aliança pela Infância com o objetivo de sensibilizar sobre a importância do brincar e reforçar o quanto este direito da criança precisa ser respeitado. Neste ano, o tema é Confiar na Força do Brincar. A campanha começa no dia 21 de maio, e segue até o dia 29.

A brincadeira é muito mais do que um simples passatempo para as crianças. Brincar é algo fundamental para que elas cresçam de maneira saudável. Dessa forma, a data serve também para lembrar os adultos de que é necessário ter um tempo para se divertir com os pequenos, uma vez que os benefícios para o desenvolvimento infantil são diversos.

Qual a importância do brincar no desenvolvimento infantil?

Lev Vygotsky (1896-1934), psicólogo bielorrusso, realizou diversas pesquisas na área do desenvolvimento da aprendizagem infantil e do papel das relações sociais nesse processo, dando origem ao conceito denominado Sócio Construtivismo ou Psicologia da Aprendizagem. Vygotsky fala que o ato de brincar ajudará a desenvolver uma diferenciação entre a ação e o significado. A criança, à medida que evolui, passa a estabelecer relação entre o seu brincar e a ideia que se tem dele, deixando de ser dependente dos estímulos físicos, ou seja, do ambiente concreto que a rodeia. O brincar relaciona-se ainda com a aprendizagem. Brincar é aprender; na brincadeira, reside a base daquilo que, mais tarde, permitirá à criança aprendizagens mais elaboradas.

brincar

Com a correria do dia a dia, os pais ou responsáveis podem acabar não tendo um tempo de qualidade com as crianças. Em alguns casos, pode acontecer de substituírem a ausência com jogos eletrônicos e vídeos, não percebendo que a atenção é o que mais faz falta e que é importante brincar sem o estímulo de aparelhos eletrônicos, colocando a imaginação para funcionar.

É hora de brincar!

A Fundação Abrinq selecionou algumas sugestões de atividades que podem ser feitas com as crianças:

• ler livros infantis e comentar sobre as histórias;

• montar um circuito de dinâmicas para crianças, com bambolês, cordas para pular, bolas para jogar, entre outros; 

• brincar de jogos de encaixe e blocos de montar;

• montar quebra-cabeças, que estimula o raciocínio lógico;

• brincar com jogos de tabuleiros, como Banco Imobiliário, Jogo da Vida, War, Imagem & Ação e Detetive. As opções são variadas;

• desenhos para colorir;

• criar fantoches e cantar canções divertidas;

• confecção de brinquedos com materiais recicláveis;

• fazer apresentações de dança ou de teatro.

Conheça outras brincadeiras no E-book Brincar Junto: Guia de brincadeiras para crianças e adultos e divirta-se.

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