Contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento na educação infantil e no ensino fundamental ao implantar e qualificar as práticas pedagógicas no uso da ferramenta do brincar.
O brincar é uma das linguagens essenciais dos seres humanos, sobretudo das crianças, manifestando-se nas expressões lúdicas, nas expressões corporais, musicais, linguísticas, gestuais, artísticas, verbais e não verbais; nas suas escolhas, personalidades, ações e comportamentos. Por meio das brincadeiras, as crianças expressam seus potenciais e possibilidades criativas, desenvolvendo habilidades cognitivas e emocionais, como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, além de promover o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.
De acordo com o educador Loris Malaguzzi, em As cem linguagens da criança, existem diferentes maneiras de a criança pensar, sentir, falar, inventar, criar e até sonhar. No entanto, o autor afirma que os adultos roubaram 99 de 100 linguagens. Diante disto, fica evidente o quanto rompemos com o processo criativo e expressivo da criança, levando-a a um processo mecanizado. Este projeto pretende quebrar tal barreira, oportunizando que as crianças explorem todos os seus potenciais por meio de experiências investigativas com o brincar.
Tendo em vista as dificuldades da educação infantil no país e as necessidades de apoiar os educadores e as escolas no desenvolvimento de práticas pedagógicas qualificadas que possam melhorar a qualidade do atendimento da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, a Fundação Abrinq desenvolveu o Projeto Brincar, com o objetivo de qualificar a prática pedagógica no uso da ferramenta do “brincar”, a fim de promover o desenvolvimento integral das crianças.