A Fundação Abrinq, em sua missão de promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes, concentrou seus esforços no último mês em iniciativas significativas relacionadas à amamentação como parte das atividades do Agosto Dourado (campanha de conscientização sobre a importância do aleitamento materno, destacando os benefícios do leite materno para a saúde infantil). Além da campanha Cada Gota Importa, que trouxe uma visão desromantizada do processo para que mais mães pudessem se identificar e, dessa forma, incentivar a amamentação para elas, a organização esteve presente em vários municípios do Nordeste e do Sudeste, que participam do Programa Mortalidade Zero, para participar de atividades de conscientização voltadas às gestantes.
Conheça algumas ações realizadas pelos municípios, com nosso apoio, abaixo:
Buritirama – BA
Em Buritirama, um encontro foi organizado para 45 gestantes da Estratégia Saúde da Família (ESF) Ana Maria Aleixo e da zona rural do município. O evento foi dividido em duas palestras: a primeira abordou informações e dúvidas sobre os diferentes trimestres da gestação. Cada grupo de gestantes, de acordo com o seu trimestre, participou de discussões com profissionais da equipe. O formato de roda de conversa permitiu esclarecer questionamentos levantados pelas participantes.
A segunda palestra tratou sobre o aleitamento materno em geral, enfatizando a importância, os benefícios para a saúde da mãe e do bebê, como nutrição ideal, proteção contra infecções e recuperação pós-parto, entre outros temas.
Cristópolis – BA
Na ESF Maria Amaral de Souza, 12 gestantes participaram de uma oficina que abordou tópicos como parto, cuidados com o recém-nascido e amamentação. Foram explicadas as etapas do trabalho de parto, as diferenças entre parto normal e cesárea, bem como os benefícios do parto normal em termos de menor risco de complicações.
Itaporanga – SP
Em Itaporanga, diversas palestras foram realizadas para desmistificar o aleitamento materno, discutindo temas como pega correta, contracepção durante a amamentação, frequência e livre demanda das mamadas, , prevenção de cáries, higiene bucal infantil, qualidade do leite materno e preocupações comuns das mães durante este período.
Luís Eduardo Magalhães – BA
Neste município, dois encontros ocorreram em unidades diferentes da Estratégia Saúde da Família. Na ESF Alessandra Hilman, as gestantes receberam informações sobre parto humanizado e técnicas de amamentação adequadas. Na ESF Jardim das Oliveiras, as gestantes aprenderam sobre os nutrientes do leite materno, benefícios da amamentação para a mãe e a redução do risco de câncer de mama e ovário em mulheres que amamentam.
Nossa Senhora do Socorro – SE
Profissionais da Clínica de Saúde da Família Maria Helena Barbosa de Melo realizaram uma peça teatral para destacar os desafios da maternidade e do aleitamento para cerca de dez gestantes. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Gabriel Alves da Paixão, oito gestantes receberam orientações sobre parto humanizado, odontologia durante a gravidez, ordenha, pega correta na mama e aspectos nutricionais do leite materno.
Na UBS Josafá Jota de Souza, dez gestantes participaram de uma roda de conversa e palestra sobre mitos e verdades na amamentação, qualidade da pega, horários de amamentação e qualidade do leite materno. Na UBS Eduardo Vital de Melo, outras dez receberam palestras, participaram de uma roda de conversa, onde temas como o aleitamento materno, a saúde bucal e a importância das consultas de pré-natal e puericultura foram discutidos, e tiveram a chance de ganhar fraldas e lenços umedecidos.
São Cristóvão – SE
Em São Cristóvão, dez gestantes aguardando consulta pré-natal na UBS Antônio Florêncio de Matos participaram de uma roda de gestantes, na qual foram demonstradas técnicas de amamentação com base em materiais educativos da Fundação Abrinq, como o Diário da Gestação e a Cartilha da Gestante. Na UBS Luiz Alves, uma dentista abordou a doença periodontal, explicou o aumento do risco durante a gestação e forneceu orientações sobre higiene bucal para gestantes e recém-nascidos. Foi entregue uma escova de dentes para todas as participantes. Além disso, a importância do pré-natal e da vacinação também foram destacadas durante o encontro.
Ao participar e auxiliar em ações como estas, a Fundação Abrinq demonstra seu comprometimento com a educação e o apoio às gestantes, promovendo a amamentação e o bem-estar materno e infantil em diversas comunidades.
Conheça outras atividades da Fundação Abrinq que impactam, diretamente, no incentivo ao aleitamento materno:
Formações contra a mortalidade infantil marcam atuação da Fundação Abrinq em municípios do Nordeste