A Fundação Abrinq, em sua missão de promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes, concentrou seus esforços no último mês em iniciativas significativas relacionadas à amamentação como parte das atividades do Agosto Dourado (campanha de conscientização sobre a importância do aleitamento materno, destacando os benefícios do leite materno para a saúde infantil).
Agosto Dourado
O Agosto Dourado é um período de promoção do aleitamento materno, prática que traz inúmeras vantagens tanto para a mãe como para o bebê. Com o objetivo de estimular a amamentação e conscientizar a população sobre esses benefícios, a Fundação Abrinq lançou, durante o mês, a primeira edição da campanha Cada Gota Importa.
Desde 1992, a Semana Mundial de Aleitamento Materno tem promovido a amamentação nos primeiros sete dias de agosto em 120 países diferentes, trabalhando temas específicos e lançando materiais de apoio. No Brasil, o Ministério da Saúde reconhece o mês de agosto como Agosto Dourado e estabeleceu o lema deste ano como “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”.
Desde 2018, com a Lei nº 13.435 de 2017, agosto é reconhecido no Brasil como o Mês do Aleitamento Materno – ou Agosto Dourado. Segundo a norma, a intenção é que sejam intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância da amamentação por meio de palestras, eventos, divulgação na mídia, reuniões com a comunidade, dentre outras.
A primeira semana de agosto, entre os dias 1 e 7, é considerada a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Criada pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA – sigla em inglês), a iniciativa ocorre em mais de 120 países com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da amamentação. No Brasil, o Ministério da Saúde é o responsável pelo desenvolvimento da SMAM, que anualmente define um tema a ser trabalhado em prol da prática.