No dia 23 de novembro, às 17h, a Fundação Abrinq promoverá uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), com o intuito de abordar a redução na cobertura vacinal contra a poliomielite no Brasil. Com a presença de convidados renomados, o evento gratuito visa sensibilizar a população e as autoridades sobre a importância de serem retomados os níveis ideais de imunização no país.
Inscreva-se já e garanta a sua participação!
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente crianças menores de 5 anos de idade. Em décadas passadas, o Brasil conseguiu erradicar a pólio, mas dados recentes indicam uma queda significativa na taxa de imunização, o que pode resultar na sua volta.
Em 2022, apenas 77,2% das crianças com menos de 1 ano de idade foram vacinadas, já a taxa de aplicação da dose de reforço para crianças com menos de 4 anos foi de apenas 67,7%, muito abaixo do ideal estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda uma cobertura vacinal de pelo menos 95% para evitar a circulação do poliovírus.
Audiência Pública na Alesp
Para ajudar a reverter a situação, a Fundação Abrinq está organizando a Audiência Pública: Queda da cobertura vacinal contra a poliomielite. O evento contará com uma programação diversificada, incluindo análises sobre o cenário da vacinação no Brasil e nos municípios da Baixada Santista, território onde a Fundação Abrinq atua para aumentar as taxas de vacinação contra a doença, além de pesquisas específicas sobre a vacinação no Estado de São Paulo.
Entre os participantes confirmados, destacam-se Solange Freitas, deputada estadual por São Paulo, a Dra. Karina Ribeiro, epidemiologista sênior da Sanofi, Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde e Brigina Kemp, assessora técnica de Vigilância em Saúde no Conasems.
Com o intuito de abrir espaço para o público expressar suas preocupações e esclarecer dúvidas, a audiência incluirá também uma rodada de perguntas. A participação no evento é gratuita, mas as vagas são limitadas. Por isso, não deixe de fazer a sua inscrição pela Sympla.
“A participação ativa da comunidade no evento é fundamental para a saúde pública. A responsabilidade de garantir a imunização adequada e proteger as futuras gerações contra a poliomielite e outras doenças evitáveis por vacinação é de todos nós”, explica Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.
Audiência Pública: Queda da cobertura vacinal contra a poliomielite
Data: 23 de novembro de 2023
Horário: a partir das 17h
Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo