A infância é a época em que o ser humano mais assimila coisas novas. Nesta fase, também se recebem informações que são levadas para o resto da vida. Ao ensinar desde cedo os hábitos de higiene bucal, eles se tornam mais fáceis de pertencer à rotina da criança e, assim, seguir até a fase adulta.
A prevenção é a melhor maneira de garantir a saúde bucal das crianças e dos adolescentes e a atenção, nesta faixa etária, precisa ser redobrada.
O Programa Adotei um Sorriso, criado há 24 anos pela Fundação Abrinq, tem como objetivo viabilizar o acesso gratuito aos serviços de saúde bucal e atendimento psicológico, por meio de profissionais voluntários, para crianças e adolescentes de organizações sociais parceiras. Para isso, mobiliza dentistas e psicólogos que queiram se dedicar voluntariamente ao atendimento de uma ou mais crianças e/ou adolescentes em seu consultório ou realizar ações preventivas de saúde nos espaços das organizações. A iniciativa atende todas as regiões do Brasil.
Ações preventivas
Entre abril e junho, o programa mobilizou ações preventivas que foram realizadas por dentistas voluntários em seis organizações da sociedade civil, localizadas em São Paulo – SP e uma em Curitiba - PR. No total, foram beneficiadas 469 crianças e adolescentes.
Veja as organizações atendidas:
Abril e maio:
São Paulo - SP:
• Centro da Criança e do Adolescente Santa Mônica: 43 crianças e adolescentes;
• Centro da Criança e do Adolescente Pássaros: 103 crianças e adolescentes;
• Centro Educacional Comunitário: Jardim Itápolis: 77 crianças e adolescentes;
• Centro Educacional João Paulo II: 81 crianças e adolescentes.
Junho:
São Paulo - SP:
• Centro Comunitário da Criança e do Adolescente - CCA Alegria: 104 crianças e adolescentes;
• Serviço de Acolhimento Institucional Rainha da Paz: 10 crianças e adolescentes.
Curitiba - PR:
• Lar Fabiano de Cristo – Casa de Joana D’Arc: 51 crianças e adolescentes.
Durante as iniciativas realizadas, dentistas voluntários do programa desenvolveram atividades educativas com temas como o uso correto da escova e do creme dental, a formação e a prevenção de cárie e de placa bacteriana, a importância de uma boa escovação, além de tirar dúvidas das crianças e dos adolescentes.
Participaram das ações, os dentistas Mario Augusto Gori, Ana Claudia Simões Silva, Celina Aguiar Gavini, Daniella Gaio, Emily Barna Guzman, Katia Mendes Agostinho, Louise de Andrade e Mariana Mano.
"A felicidade plena está em fazer o outro feliz"
No CCA Alegria, organização que oferece o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, a orientação sobre saúde bucal foi conduzida pela Dra. Celina e houve a distribuição de escovas de dente doadas pela Condor e cremes dentais pela Phisalia, ambas Empresas Amigas da Criança.
Atuando como voluntária desde o início do programa, Celina revela que esta foi a primeira participação em ações preventivas com organizações da sociedade civil. “Realizo o atendimento odontológico das crianças encaminhadas pela iniciativa em meu consultório. Mas foi uma enorme satisfação poder contribuir com a palestra no Centro Comunitário Alegria, em Tiradentes. Conversamos sobre a escovação e a sua importância para a saúde de uma forma global”.
Celina agradece a oportunidade de atuar como voluntária e contribuir com ações em benefício à criança e ao adolescente. “É difícil transformar em palavras o que sinto em fazer parte como voluntária deste programa. É um sentimento de gratidão pela oportunidade, carinho das crianças, de tentar fazer um pouco a diferença em um programa tão grandioso como este da Fundação Abrinq. A felicidade plena está em fazer o outro feliz. Uma maneira muito pequena de poder devolver toda a oportunidade que eu tive de ter nascido em uma família que me ofereceu estrutura e poder estudar em uma das melhores universidades públicas de São Paulo – SP, a Universidade de São Paulo (USP)” .
No Lar Fabiano de Cristo, na capital paranaense, além da palestra sobre higiene bucal, a Dra. Daniella Gaio e o Dr. Mario Augusto Gori realizaram uma triagem odontológica em dois períodos em 51 crianças e adolescentes, sendo identificada a necessidade de atendimento e tratamento em 19 delas. Os atendimentos serão realizados pelos voluntários do programa. As escovas dentais da Condor foram distribuídas aos atendidos no dia da iniciativa.
Emily Guzman, dentista e voluntária do programa há 15 anos, que participou da iniciativa no Centro Educacional Comunitário, localizado no Jardim Itápolis, relata a importância de ações como esta. “É importante orientarmos as crianças para que elas levem com elas estes ensinamentos para sempre, assim criamos adultos mais responsáveis e que saberão o que fazer quando um problema mais grave surgir”.
Emily se orgulha de fazer parte das iniciativas de caráter preventivo do programa. “Mesmo durante a pandemia continuamos com as orientações, de forma virtual, explicando aos grupos de mães, crianças e adolescentes sobre os prejuízos que o açúcar pode causar na boca. Este trabalho, para mim, é muito importante, até como cidadã, pois transmitindo ao próximo o nosso conhecimento, além de um aprendizado, crescemos como pessoas, damos valor às pequenas coisas do dia a dia e nos transformamos em um ser humano melhor”.
Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq, enaltece a prática voluntária e destaca a união de todos na luta por um futuro melhor. “Todos os anos, os voluntários que contribuem com a atuação do Programa Adotei um Sorriso, possibilitam que mais crianças e adolescentes possam sorrir sem medo, de forma saudável e serem mais felizes. A compaixão que demonstram pelas crianças que necessitam de apoio é uma inspiração para todos nós”.
Se você é dentista ou psicólogo, seja voluntário do Programa Adotei um Sorriso. Entre em contato com a Fundação Abrinq pelo e-mail adotei@fadc.org.br ou WhatsApp (11) 94512-4119, e ajude a transformar a realidade de milhares de crianças e adolescentes que estão perto de você.