No dia 10 de outubro, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, a Fundação Abrinq realizou uma formação para organizações da sociedade civil que integram o Programa Adotei um Sorriso. A iniciativa oferece acesso gratuito a serviços de saúde bucal e atendimento psicológico para crianças e adolescentes por meio de profissionais voluntários.
Programa Adotei um Sorriso
Na última segunda-feira (20), foi comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal. A data foi instituída pela Federação Dentária Internacional (FDI) e, para marcar a ocasião neste ano, a Fundação Abrinq realizou um encontro virtual com representantes de organizações da sociedade civil conveniadas ao Programa Adotei um Sorriso.
Em 2013, a Federação Dentária Internacional (FDI) instituiu o Dia Mundial da Saúde Bucal no dia 20 de março e, desde então, vem criando campanhas anuais para tratar do assunto. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde de suas bocas, uma vez que os problemas decorrentes de uma má higiene − que causam dor, desconforto e podem levar a problemas mais graves de saúde −, são evitáveis em muitas ocasiões.
A Fundação Abrinq, por meio do Programa Adotei um Sorriso, está promovendo uma campanha de adesão a novos dentistas e psicólogos para atenderem, voluntariamente, crianças e adolescentes de organizações da sociedade civil conveniadas à iniciativa. Desde que foi criada, em 1997, o programa já beneficiou cerca de 292 mil crianças e adolescentes com a contribuição de mais de 4 mil voluntários.
Um lote contendo mais de 460 escovas de dentes foi doado pela Condor, empresa dos segmentos de beleza, limpeza, higiene bucal e pintura artística e imobiliária, para as crianças e os adolescentes atendidos pelo Centro Assistencial Cruz de Malta, organização social localizada no bairro de Jabaquara, em São Paulo – SP. A ação aconteceu no dia 9 de novembro e contou com a presença de Alexandre Wiggers, presidente da empresa, que pessoalmente realizou a entrega dos itens.
As atividades que envolvem a saúde bucal de crianças e adolescentes estão em alta na Fundação Abrinq neste final de ano. Por meio de uma parceria com o Instituto Salus, 125 crianças de seis Centros de Educação Infantil (CEI) da Liga Solidária puderam acompanhar uma atividade lúdica envolvendo hábitos de escovação e participar de uma triagem odontológica.
A Fundação Abrinq, em parceria com o Mercadão dos Óculos, realizou uma ação de entrega gratuita de óculos nesta quarta-feira (9) para dezenas de crianças e adolescentes atendidos pelo Núcleo Educacional da Santa Casa de Diadema, localizada em Diadema – SP. Mais de 80 pessoas de 6 a 15 anos participaram de uma triagem em setembro, quando foi identificada a necessidade de 40 delas passarem por consultas oftalmológicas. Ao final, 25 crianças e adolescentes receberam as doações de óculos escolhidos por eles mesmos.
O começo desta semana marcou o Dia Mundial da Saúde Mental. Comemorado em 10 de outubro, a data é um marco relacionado à educação e conscientização a respeito da importância de cuidar da mente, em qualquer idade. A pandemia de COVID-19, o isolamento social e o luto que muitas pessoas enfrentaram neste período contribuíram muito para que a sociedade se preocupasse mais com o cuidado em relação à saúde mental.
A infância é a época em que o ser humano mais assimila coisas novas. Nesta fase, também se recebem informações que são levadas para o resto da vida. Ao ensinar desde cedo os hábitos de higiene bucal, eles se tornam mais fáceis de pertencer à rotina da criança e, assim, seguir até a fase adulta.
A prevenção é a melhor maneira de garantir a saúde bucal das crianças e dos adolescentes e a atenção, nesta faixa etária, precisa ser redobrada.
A fase mais importante para a prevenção de enfermidades bucais ocorre durante a infância e adolescência, devido a transformação e formação permanente da arcada dentária, além da ocorrência de bons hábitos saudáveis que, quando bem transmitidos nesta fase, contribuem para a formação de adultos com maior consciência sobre os cuidados bucais necessários para uma melhor qualidade de vida.