As atividades que envolvem a saúde bucal de crianças e adolescentes estão em alta na Fundação Abrinq neste final de ano. Por meio de uma parceria com o Instituto Salus, 125 crianças de seis Centros de Educação Infantil (CEI) da Liga Solidária puderam acompanhar uma atividade lúdica envolvendo hábitos de escovação e participar de uma triagem odontológica.
A Liga Solidária é uma organização da sociedade civil que atende crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social, com ações que trabalham para resgatar a dignidade e incentivar a autonomia dessas pessoas.
Assim, nos dias 3 e 4 de novembro, a Dra. Ana Carolina Martinez, dentista e coordenadora do Instituto Salus, foi até os seis CEIs selecionados pela Liga Solidária para realizar o atendimento às crianças de 3 a 4 anos. Na primeira etapa do atendimento, a profissional realizou uma abordagem demonstrando a importância de uma escovação correta. Posteriormente, promoveu uma triagem odontológica, na qual identificou que 91 crianças precisavam de um acompanhamento mais detalhado por apresentarem problemas de saúde bucal, como cáries e inflamações gengivais.
De acordo com Ana, “a Educação é fundamental. É muito prazeroso poder levar aprendizado e cuidados sobre saúde bucal e higiene para essas crianças. E com parcerias como esta, firmada com a Fundação Abrinq, podemos ampliar o nosso alcance, conscientizando mais crianças e suas famílias”.
Já Maria de Lourdes Ramos, assistente social da primeira infância na Liga Solidária, afirma que “as atividades foram muito boas. Foi um momento significativo para nós, principalmente com a didática que a Dra. Ana utilizou. Quem ganha com essas ações e esta parceria são as crianças, que possuem um grau de vulnerabilidade alto e agora têm o direito e acesso a um tratamento de qualidade”.
Rosemeire Cruz Antônio, diretora do CEI Primavera, um dos atendidos pela ação, considera que a iniciativa foi de extrema importância: “esta parceria foi fundamental por atender as necessidades das crianças com a higienização e saúde bucal. A didática da Dra. Ana foi acompanhada de escuta e cuidado ao atender, no coletivo e no individual, cada uma das crianças. Foi uma experiência significativa de promoção da Saúde e do bem-estar”.
Programa Adotei um Sorriso
Desde 1997, a Fundação Abrinq desenvolve o Programa Adotei um Sorriso com o objetivo de viabilizar o acesso gratuito aos serviços de saúde bucal e atendimento psicológico para crianças e adolescentes atendidos pelas organizações da sociedade civil integrantes do programa.
Para isso, mobiliza dentistas e psicólogos para atenderem voluntariamente uma ou mais crianças e adolescentes em seus consultórios ou realizarem ações preventivas de saúde nos espaços das organizações.
Saiba mais sobre o programa aqui.
É dentista e gostaria de ajudar a promover o acesso à saúde bucal para crianças e adolescentes em todo o Brasil? Faça o seu cadastro aqui e seja um Voluntário Amigo da Criança.