Aberto em setembro, pelo Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, coordenado pela Fundação Abrinq e financiado pela União Europeia, o edital visa oferecer apoio a três projetos de organizações sociais para que promovam e implementem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na redução das desigualdades de gênero, geracional e étnico-racial, promoção dos direitos humanos, no desenvolvimento econômico local sustentável e atendimento ao público em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Ao todo, 148 organizações, das cinco regiões do Brasil, se inscreveram para receber o aporte no valor de até R$ 147.030,00 para cada projeto, mas apenas três iniciativas serão selecionadas, sendo:
• Até dois projetos selecionados para a categoria 1: Grupos em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
• Um projeto selecionado para a categoria 2: Desenvolvimento econômico local sustentável.
“Estamos muito positivos com este edital. A partir dele conseguiremos ampliar a discussão sobre os ODS e até mesmo contribuir para avançarmos no cumprimento da Agenda 2030. Esperamos que o aporte, embora seja destinado especificamente para os projetos, também sirva de apoio para as organizações sociais neste momento”, declara Victor Graça, executivo da Fundação Abrinq.
A primeira etapa de avaliação foi realizada em outubro e 123 propostas foram aprovadas. A análise considerou as informações e os documentos enviados pelas organizações cadastradas no ato da inscrição. São eles:
• Proposta do projeto;
• Cópia do Estatuto Social devidamente registrado em cartório;
• Cópia do cartão de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo e emitido pela Receita Federal;
• Cópia do comprovante de endereço da sede atual da instituição;
• Cópia do CPF/MF e documento de identidade do responsável legal pela organização;
• Cópia da ata de eleição, se aplicável, e posse da diretoria da organização, identificando sua estrutura e composição, assim como constando a vigência do mandato da atual diretoria;
• Comprovante de conta bancária vinculada ao CNPJ;
• Termo de Adesão à Estratégia ODS.
Clique aqui e confira todas as organizações aprovadas.
A segunda etapa de avaliação será composta pela análise dos critérios objetivos presentes no edital. Ou seja, se o investimento e a duração do projeto estão condizentes com a expectativa do edital, entre outros. Para saber mais informações sobre as próximas fases, acompanhe o site www.estrategiaods.org.br.
Veja as últimas notícias sobre o assunto:
Rede Estratégia ODS prorroga o prazo para análise e seleção de projetos sociais
Rede Estratégia ODS lança edital para apoiar projetos de organizações sociais