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Fundação Abrinq estimula formação de professores para aproximar crianças da leitura

27/09/2022
Fundação Abrinq estimula formação de professores para aproximar crianças da leitura

Em um mundo cada vez mais repleto de novas tecnologias e informações, a leitura tem papel fundamental na compreensão e interpretação do mundo em que vivemos. Uma pessoa que não tem acesso ou oportunidade de aprender e desenvolver o hábito da leitura pode ter dificuldade para entender sua própria realidade, além de ter uma boa chance de ser excluído de diversos processos produtivos e sociais.

Por isso, quando falamos de um desenvolvimento saudável e pleno de crianças e adolescentes, a leitura tem papel fundamental. A prática é uma das grandes aliadas ao desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da comunicação, do aumento do vocabulário e, até mesmo, da formação de um senso crítico.

Ao compreender a necessidade de estimular a aproximar crianças e adolescentes em relação à leitura, a Fundação Abrinq criou o Projeto Ler e Crescer, com o objetivo de disseminar práticas de leitura que qualifiquem a atuação docente para melhoria do ensino na primeira infância. A iniciativa leva aos educadores novas ferramentas pedagógicas para que possam desenvolver, em sala de aula, atividades variadas que estimulem o aprendizado da prática e o acesso aos livros, como primeiro passo de uma aproximação da criança com este hábito.

O mediador de leitura tem papel fundamental na formação de novos leitores. Ao lidar com crianças e, até mesmo, adolescentes que não sabem ler, ele compartilha suas experiências com a cultura escrita, como o prazer e a curiosidade proporcionados pelo hábito, e durante a leitura cria espaços de troca com os potenciais novos leitores.

As atividades do projeto valorizam o diálogo e a participação de todos os envolvidos, com confiança e cooperação mútua. Com comunicação constante entre os integrantes, o intuito é acolher e viabilizar a participação de todos os interessados. Dessa forma, o mediador dissemina os benefícios da leitura para além dos muros das unidades escolares, agindo como agente de transformação no local onde vive.

O projeto, atualmente, conta com duas turmas. A primeira, iniciada no final de março, conta com 182 integrantes. Já a segunda, iniciada em maio, possui 175 participantes. Juntas, totalizam 357 educadores impactados com as atividades e aprendizados do projeto até o momento.

Com 135 horas de duração, as ações do projeto são divididas em quatro módulos diferentes. O primeiro deles aborda a primeira infância e a cultura escrita. O segundo leva os participantes a entender o que é a mediação de leitura de textos literários. No terceiro módulo, o objetivo é que o público entenda qual é o papel do mediador em todo o processo. Já no quarto e último, ocorre a observação do andamento e aprendizados da turma, assim como o registro do progresso efetuado durante as atividades do projeto.

De acordo com Rose Romera, gestora escolar do Centro de Educação Infantil Vila Feliz, participante do projeto: “no início, achávamos ser mais um curso de formação, mas definitivamente não é. Este projeto nos trouxe algo que nenhum outro apresentou, ampliando os olhares para a leitura. E o melhor de tudo, nos fez entender a importância de promover ações para garantir o direito de todos à leitura. Esta parceria com a Fundação Abrinq foi fundamental para que pudéssemos entender a relevância da prática. Nos impulsionou e incentivou a promover algumas das ações propostas em nossa unidade. Se a formação tiver outros módulos, com certeza queremos participar deles também”.

Ao final das atividades, a Fundação Abrinq espera que haja uma ampliação do repertório de práticas pedagógicas dos educadores, com a exploração de novos recursos e mídias digitais, além da utilização de outras ferramentas para as práticas de mediação de leitura dentro das salas de aula.

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