A mediação de leitura é uma prática que tem o objetivo de aproximar crianças e adolescentes da literatura, oferecendo uma experiência mais rica e significativa com os livros. Diferente de simplesmente ler para alguém, a mediação envolve a interação ativa entre o mediador (que pode ser um adulto, um professor, os pais ou até mesmo um irmão mais velho) e o leitor. O mediador não só lê o texto, mas guia a interpretação, explora significados e cria diálogos sobre a história, incentivando a imaginação, o pensamento crítico e a empatia.
Mediação da leitura
A adolescência é um período crucial de transição entre a infância e a idade adulta, marcado por mudanças físicas, emocionais e cognitivas significativas. Neste momento, a leitura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos adolescentes, oferecendo inúmeros benefícios, como a melhora na concentração, memória, raciocínio e compreensão, contribuindo para a formação e o crescimento pessoal.
Em um mundo cada vez mais repleto de novas tecnologias e informações, a leitura tem papel fundamental na compreensão e interpretação do mundo em que vivemos. Uma pessoa que não tem acesso ou oportunidade de aprender e desenvolver o hábito da leitura pode ter dificuldade para entender sua própria realidade, além de ter uma boa chance de ser excluído de diversos processos produtivos e sociais.
A Fundação Abrinq ganhou, pela primeira vez, o Troféu Baobá, prêmio concedido a contadores de histórias, escritores, editoras, movimentos e fundações, que com suas práticas, desempenhos e ações fortalecem, ampliam e difundem a arte narrativa no Brasil, valorizando a tradição oral, despertando o interesse pelo livro e o gosto pela leitura. A 3ª edição do evento, oferecida pelo Centro Cultural Santo Amaro – equipamento da Secretaria Municipal de Cultura do município de São Paulo – aconteceu no dia 27/04, em São Paulo (SP).