A adolescência é um período crucial de transição entre a infância e a idade adulta, marcado por mudanças físicas, emocionais e cognitivas significativas. Neste momento, a leitura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos adolescentes, oferecendo inúmeros benefícios, como a melhora na concentração, memória, raciocínio e compreensão, contribuindo para a formação e o crescimento pessoal.
Por isso, a Fundação Abrinq, em parceria com o Centro de Estudos, Pesquisa e Assessoria a Projetos e Programas A Cor – Ação Cultural, promove o Projeto Mudando a História, uma iniciativa que forma adolescentes de 11 a 17 anos, com o objetivo de potencializar o protagonismo juvenil por meio da prática de mediação de leitura em espaços da comunidade.
Este ano, o projeto realizou, durante o primeiro semestre, as atividades do primeiro grupo de formação de mediadores de leitura de 2023. Foram 60 adolescentes, que estudam em 10 centros educacionais de São Paulo – SP, que puderam visitar espaços culturais da cidade.
O primeiro encontro, realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie e no Centro Universitário Maria Antônia, contou com a participação de 55 adolescentes.
No início do encontro, os participantes receberam lanches e, além disso, participaram de brincadeiras para ampliar o repertório dos estudantes. Em seguida, acompanharam uma apresentação sobre o Projeto Mudando a História. Também tiveram a oportunidade de realizar a mediação de leitura de textos literários, assim como de realizar um planejamento de mediação de leitura. Por fim, aproveitaram a visita ao Centro Universitário Maria Antônia.
Já o segundo aconteceu na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Biblioteca Monteiro Lobato, beneficiando 62 estudantes.
Os adolescentes puderam realizar brincadeiras e houve, até mesmo, uma dinâmica lúdica para integrar o grupo. Também participaram de uma gincana de livros e puderam explorar o acervo doado pela Fundação Abrinq.
O terceiro dia de atividades foi realizado na Biblioteca Mario de Andrade, com 63 alunos.
Neste encontro, houve uma dinâmica sobre explicando as diferenças entre cada um, assim como a realização de uma peça de teatro na biblioteca. Por fim, os adolescentes puderam visitar livremente o local e participar de uma oficina de criação de bonecos.
O quarto encontro aconteceu na Fatec Tiradentes e na Pinacoteca, com a participação de 64 adolescentes.
Neste dia, os adolescentes participaram de diversas brincadeiras e realizaram a mediação de leitura em pequenos grupos.
Por fim, o quinto encontro da primeira turma foi realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie e no Centro Universitário Maria Antônia, para um total de 51 adolescentes, que realizaram um trabalho com fotos, situações de mediação de leitura e participaram de uma sessão de cinema.
As atividades propostas ajudaram os adolescentes a melhorar o vocabulário e a compreensão gramatical, contribuindo com o desenvolvimento de habilidades de comunicação eficazes, que são essenciais em várias esferas da vida, como na preparação para o mercado de trabalho e para entender outras visões de mundo conhecidas com a leitura. Por meio da iniciativa, os adolescentes aprenderam qual é o papel de um mediador, e como realizar o planejamento de uma sessão de mediação de leitura .
Confira abaixo os centros educacionais que participaram da primeira turma de formação:
• CCA ADEMIR DE ALMEIDA LEMOS
• CCA CEC SANTA ROSA DE LIMA
• CCA CEC SÃO PEDRO
• CCA EMÍLIA MENDES
• CCA NOSSA SENHORA DE FATIMA
• CCA SÃO JOSÉ
• CCA/CEC PERSEVERANÇA MARIA DA SILVA
• CEC SAMMUTTI
• EMEF VINICIUS DE MORAES
• INSTITUTO ESPERANÇA GARCIA
Segunda turma já iniciou as atividades
Ao finalizar as formações do primeiro grupo de adolescentes, a Fundação Abrinq já começou a atuar com adolescentes de outros centros educacionais da capital paulista.
Em maio, os primeiros encontros de formação e as atividades culturais ocorreram no SESC Consolação, com 68 participantes, sendo 57 adolescentes e 11 educadores e na Biblioteca Monteiro Lobato, com 63 participantes, sendo 52 adolescentes e 11 educadores.
O restante dos encontros está marcado para o segundo semestre deste ano, que também vai marcar o início das atividades da terceira turma de adolescentes. A previsão é todas concluam as formações até dezembro, para que haja a formatura de todas.