A mediação de leitura é uma prática que tem o objetivo de aproximar crianças e adolescentes da literatura, oferecendo uma experiência mais rica e significativa com os livros. Diferente de simplesmente ler para alguém, a mediação envolve a interação ativa entre o mediador (que pode ser um adulto, um professor, os pais ou até mesmo um irmão mais velho) e o leitor. O mediador não só lê o texto, mas guia a interpretação, explora significados e cria diálogos sobre a história, incentivando a imaginação, o pensamento crítico e a empatia.
Para as crianças, especialmente nos primeiros anos de vida, essa prática auxilia no desenvolvimento emocional, cognitivo e social.
A importância da mediação de leitura no desenvolvimento infantil
A leitura mediada é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento infantil. Nos primeiros anos de vida, o cérebro da criança está em pleno crescimento e absorve informações de maneira intensa. Ouvir histórias contadas por adultos favorece a ampliação do vocabulário, o aprimoramento da linguagem e o estímulo da imaginação. Além disso, é por meio da mediação de leitura que os pequenos podem compreender conceitos complexos, como empatia, resolução de conflitos e valores morais.
Crianças que têm contato com a leitura mediada desde cedo tendem a apresentar bom desempenho escolar e habilidades sociais mais desenvolvidas. Elas aprendem a interpretar textos e a fazer conexões entre o que leem e o mundo ao seu redor. Mais do que isso, a leitura mediada cria laços afetivos entre o adulto e a criança, já que a experiência é marcada pela troca, pelo acolhimento e pelo tempo de qualidade dedicado.
Dicas para realizar mediação de leitura em casa e na sala de aula
A mediação de leitura pode ser feita em qualquer ambiente e por qualquer pessoa disposta a compartilhar o prazer da leitura. Tanto pais quanto professores desempenham papéis essenciais nessa atividade, e aqui vão algumas dicas para tornar essa prática mais eficiente e divertida:
Em casa
• Escolha livros apropriados para a idade: livros com ilustrações coloridas e histórias simples são ideais para crianças pequenas. Conforme a criança cresce, o nível de complexidade dos livros pode aumentar;
• Use a entonação adequada: mude o tom de voz para diferentes personagens e situações da história. Isso torna a leitura mais envolvente e ajuda a criança a diferenciar momentos de suspense, alegria ou tristeza;
• Faça perguntas durante a leitura: incentive a criança a refletir sobre o que está acontecendo. Perguntas como "O que você acha que vai acontecer agora?" ou "Por que você acha que o personagem fez isso?" ajudam a desenvolver o pensamento crítico;
• Relacionar a história com a realidade da criança: tente conectar elementos da história com situações que a criança já vivenciou, criando um diálogo sobre o livro.
Na sala de aula
• Crie momentos regulares de leitura: estabelecer um horário fixo para a leitura em sala de aula cria uma rotina e ajuda a criança a antecipar com entusiasmo aquele momento;
• Incentive a participação ativa: deixe que as crianças façam perguntas, expressem suas opiniões e até mesmo inventem finais alternativos para as histórias;
• Forme pequenos grupos de leitura: o trabalho em grupo permite que as crianças compartilhem suas interpretações e ajudem umas às outras a entender diferentes aspectos da narrativa.
Como usar a tecnologia a favor da leitura?
• E-books interativos: muitos e-books para crianças possuem animações, sons e jogos que complementam a história. Esses elementos podem enriquecer a mediação, tornando-a mais dinâmica e estimulante para o público infantil. Inclusive, a Fundação Abrinq lançou em outubro o e-book Pequenos Heróis, Grandes Aventuras. Faça o download clicando aqui.
• Aplicativos de leitura: há uma variedade de aplicativos dedicados a incentivar a leitura, com funções que permitem à criança interagir com a história. Alguns deles oferecem funções de "narração automática", onde a criança pode ouvir a leitura enquanto acompanha o texto, ajudando na alfabetização.
Apesar dos benefícios, é importante equilibrar o uso da tecnologia com o contato direto com o mediador e o livro físico. A experiência tátil de folhear um livro e a interação humana continuam sendo fundamentais para o desenvolvimento infantil.
Como criar um ambiente de leitura ideal para as crianças?
Um ambiente adequado pode fazer toda a diferença na hora da mediação de leitura. Tanto em casa quanto na escola, é importante criar um espaço que estimule a tranquilidade, a concentração e a imaginação.
Para criar um ambiente ideal de leitura, escolha um local tranquilo, onde o espaço seja calmo e livre de distrações, como TV, celulares ou brinquedos que possam tirar o foco da criança. A iluminação também deve ser adequada, preferencialmente com luz natural, mas a iluminação indireta, como abajures, pode ser uma boa opção para criar um clima mais aconchegante.
Também é importante ter um cantinho de leitura: em casa, um espaço com almofadas, tapetes e prateleiras baixas com livros ao alcance da criança cria uma atmosfera convidativa. Na escola, pufes, carpetes e estantes coloridas podem compor esse ambiente. Além disso, ofereça uma diversidade de livros, que vão desde clássicos da literatura infantil até temas contemporâneos, estimulando a curiosidade da criança e permitindo que ela explore diferentes narrativas.
O papel do mediador na formação de futuros leitores
O mediador tem um papel essencial na formação de futuros leitores. Sua missão vai além de ler histórias: ele precisa despertar a curiosidade, promover o debate, incentivar a autonomia do leitor e, acima de tudo, nutrir o prazer pela leitura. Ao estabelecer um vínculo afetivo com a criança e criar experiências significativas de leitura, o mediador pode transformar a relação dos pequenos com os livros.
A mediação de leitura é, portanto, um convite para explorar mundos novos, aprender sobre diferentes culturas e desenvolver uma sensibilidade única em relação às emoções e às experiências humanas. É uma prática que, quando inserida na rotina da criança, tem o poder de transformar o ato de ler.
A Fundação Abrinq e a mediação de leitura
Por meio do Projeto Mudando a História, a Fundação Abrinq potencializa o protagonismo juvenil por meio da prática de mediação de leitura em espaços da comunidade.
As atividades do projeto promovem o diálogo e a cooperação entre os adolescentes. Eles participam de:
• Formação de mediadores de leitura;
• Mediação de leitura em organizações da sociedade civil;
• Avaliação reflexiva sobre a atuação com equipe técnica do projeto;
• Visitas a espaços culturais, ampliando a visão de mundo e as possibilidades de inserção e deslocamento no espaço urbano.
Conheça mais sobre o projeto clicando aqui.