A Fundação Abrinq ganhou, pela primeira vez, o Troféu Baobá, prêmio concedido a contadores de histórias, escritores, editoras, movimentos e fundações, que com suas práticas, desempenhos e ações fortalecem, ampliam e difundem a arte narrativa no Brasil, valorizando a tradição oral, despertando o interesse pelo livro e o gosto pela leitura. A 3ª edição do evento, oferecida pelo Centro Cultural Santo Amaro – equipamento da Secretaria Municipal de Cultura do município de São Paulo – aconteceu no dia 27/04, em São Paulo (SP).
Cerca de 100 pessoas acompanharam a cerimônia de entrega do prêmio, entre elas, organizações, contadores de histórias e membros da sociedade civil. Este ano, a Fundação foi reconhecida por desenvolver ações em prol da proteção e melhoria da infância no Brasil e por promover práticas voltadas à educação infantil, ações formativas com educadores, à mediação de leitura, à arte de contar histórias e o interesse pelo livro.
Desde 1995, com o Biblioteca Viva, primeiro projeto voltado à mediação e incentivo à leitura da organização, a Fundação trabalha com essas temáticas por meio de seus programas e projetos de educação infantil como, por exemplo, o Programa Creche para Todas as Crianças.
Por meio da organização, cerca de 377 mil crianças e adolescentes no Brasil já foram beneficiados com acesso ao livro e as ações voltadas para a melhoria e qualificação da leitura, que ajudam na promoção do desenvolvimento integral das crianças e de aspectos como a alfabetização e a oralidade.
"Receber o Prêmio Baobá reforça que estamos no caminho certo. Com todas as ações feitas em nossos programas e projetos, desde 1995, buscamos fortalecer as práticas de educadores infantis, com ações formativas e entregas de acervos literários. É muito importante saber que essas ações efetivamente contribuem para o desenvolvimento da linguagem e oralidade das crianças, despertando o interesse pelo livro e o prazer em ouvir e contar histórias", afirma Daniela Florio, coordenadora do Programa Creche Para Todas as Crianças e representante da Fundação Abrinq no recebimento do Prêmio Baobá.