A Fundação Abrinq estará presente na 2ª Edição do Festival ODS que promoverá um debate sobre a recuperação econômica inclusiva. Além da Fundação, governo, setor privado, universidades e sociedade civil discutem o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 8, definido pelas Nações Unidas para ser alcançado até 2030. Este ODS fala sobre o trabalho decente e o crescimento econômico. Realizado pela Agenda Pública e Estratégia ODS, o evento é gratuito e terá transmissão online, nos dias 25 e 26 de maio.
O objetivo do Festival é criar um espaço de diálogo, por meio de oficinas e cafés temáticos que fomentem novas formas de trabalhar, resolver problemas e pensar em novos caminhos para alavancar a economia, promover o crescimento econômico em bases sustentáveis, sem deixar de lado a dignidade no trabalho. Outros desafios que serão discutidos: respostas à crise, inserção da economia informal e do empreendedorismo no Brasil; além de como promover produtividade com diversificação, modernização tecnológica e inovação.
A Fundação Abrinq participará do evento compartilhando as suas experiências por meio de oficinas que abordam temas como o monitoramento dos ODS; responsabilidade social e o enfrentamento do trabalho infantil e o Programa Prefeito Amigo da Criança.
Programação:
25/05 (Terça-feira) – 10h
Oficina: Monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A organização apresenta a metodologia da Estratégia ODS de monitoramento de indicadores a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que permite às organizações da sociedade civil acompanharem o desempenho do território no cumprimento da Agenda 2030, conforme dados mais relevantes para a missão de cada instituição. Esta oficina integra a programação do Encontro Nacional da Rede Estratégia ODS.
Público da atividade: Organizações da sociedade civil
Facilitador:
João Pedro Sholl Cintra, técnico em análise e compilação de dados da Fundação Abrinq.
Obs: Inscrições encerradas
26/05 (Quarta-feira) – 10h
Oficina: Responsabilidade Social e o Enfrentamento do Trabalho Infantil
A proposta desta oficina realizada pela Fundação Abrinq é apresentar ferramentas de responsabilidade social e iniciativas práticas que as empresas podem adotar para atuarem de forma proativa na prevenção e combate ao trabalho infantil. As inscrições estão abertas. Vagas limitadas.
Público da atividade: Empresas
Facilitador:
Djair Silva, técnico do Programa Empresa Amiga da Criança da Fundação Abrinq.
26/05 (Quarta-feira) – 14h
Oficina: Programa Prefeito Amigo da Criança
O Programa Prefeito Amigo da Criança, que iniciou em 1996, fortalece a ação dos gestores municipais, oferecendo suporte técnico para implementarem ações e políticas públicas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, e consequentemente mecanismos recomendados pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Nesta oficina, serão apresentadas ferramentas úteis para que os gestores municipais e conselheiros possam identificar indícios de ocorrência de trabalho infantil em seus municípios.
Público da atividade: Gestores Municipais e Conselheiros de Direitos e Tutelares
Facilitador:
Fernando Marques Gonçalves, Líder do Programa Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq.
Encontro Nacional da Rede Estratégia ODS
Em paralelo ao Festival ODS, na terça-feira (25), às 13h30, acontece a abertura do Encontro Nacional da Rede Estratégia ODS, com a presença de Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq, ao lado de Axel Grael, vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos e Prefeito de Niterói, e Helena Grundig, diretora técnica da Agenda Pública. O painel irá abordar questões, como: Financiamento para implementação dos ODS, Impactos da pandemia para alcance dos ODS e ODS: Caminhos para a superação da crise.
No site é possível conferir mais detalhes sobre o 2º Festival e o Encontro Nacional, inscrições e a programação completa.