Muitas doenças oculares podem ser identificadas logo nos primeiros anos de vida. Por meio de tratamento precoce, elas podem ser tratadas com bons resultados de melhora. As alterações oculares mais comuns da infância são as relacionadas a erros de refração, tais como: miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo.
Quando não tratadas, além de deixar as crianças desconfortáveis, as doenças oculares refletem diretamente na queda do rendimento na escola, sendo uma das causas para a evasão escolar.
Mercadão dos Óculos – iniciativa em benefício das crianças
Olhando para este cenário, o Mercadão dos Óculos, rede de óticas que reúne franquias por todo o Brasil, firmou parceria com a Fundação Abrinq, em julho deste ano, com o objetivo de beneficiar crianças e adolescentes de organizações sociais com a doação de óculos. “Em 9 de julho, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Visual, e a nossa rede pensava em como homenagear a sociedade pela confiança em nossa marca. Uma ação social que beneficiasse crianças e adolescentes. Sabemos que um dos principais motivos de evasão escolar está relacionado com a saúde ocular. Muitas vezes, o professor e os pais não conseguem identificar este problema nas crianças e nos adolescentes. A criança não enxerga, ela acha que não está aprendendo, não vai bem na escola e acaba desistindo de estudar, o que causa a evasão escolar. Isso nos preocupava muito”, conta Ana Carolina Di Biasi, gerente de marketing da rede.
O projeto de parceria com a Fundação Abrinq aconteceu pela representatividade junto à causa da infância e adolescência. “A parceria foi firmada e pudemos movimentar a nossa rede de franquias para que no dia 9 de julho uma porcentagem das vendas fosse destinada para a compra de óculos para crianças e adolescentes atendidas pelas organizações sociais indicadas pela Fundação. No dia seguinte, 10 de julho, tivemos um aumento nas vendas de 23% por conta da ação e chegamos a um número de 200 óculos doados. A ação foi um sucesso”, explica a gerente.
A ação nas organizações teve início no mês de setembro, por meio do Programa Adotei um Sorriso, com a visita ao Centro de Promoção Social Bororé, no bairro Grajaú, na região sul de São Paulo – SP, que desenvolve trabalho na área de assistência social, educação, esporte, lazer e cultura para a comunidade.
Centro de Promoção Social Bororé – transformando a realidade das crianças de Grajaú - SP
Atualmente, 490 crianças e adolescentes são atendidos pelos projetos da entidade. O centro de Bororé é composto por quatro unidades de ação: a creche, o Programa Novos Horizontes, que disponibiliza cursos profissionalizantes de corte e costura, cabeleireiro, maquiagem, barbearia e informática às famílias dos alunos, o Programa Educando para o Futuro – CCA e o Programa Resgatando Valores, de atendimento psicossocial e psicopedagógico, que incluem programas, projetos, cursos e eventos sociais proporcionados, não só para as crianças e os adolescentes, mas para toda a família.
Segundo Vinícius Sousa, gestor de projetos sociais do centro social, a organização está situada em uma região de vulnerabilidade social que necessita de apoio. “As famílias aqui são numerosas e a maior preocupação é com o seu sustento. Elas acabam não tendo condições de cuidar da saúde de uma forma adequada. Essa iniciativa da Fundação Abrinq, em parceria com o Mercadão dos Óculos foi fundamental para que as nossas crianças recebessem uma atenção especial em relação à saúde ocular, com exames e a doação de óculos. Isso é muito importante para elas na melhoria do rendimento escolar”.
Na organização foram realizadas, inicialmente, triagens realizadas por um médico oftalmologista para a identificação da necessidade do uso dos óculos. Ao todo, 110 consultas e exames foram realizadas com as crianças e os adolescentes. Destes, 28 meninos e meninas receberam as armações com lentes de grau.
Óculos de excelente qualidade
A entrega foi feita em 1º de dezembro, na organização. Aos poucos, as crianças e adolescentes foram chegando com seus familiares, ansiosos para receberem os seus óculos.
Elaine Soares, dona de casa, aguardava com seus quatro filhos: Gustavo, 14, Carina,11, e as gêmeas, Helen e Helena de 6 anos. Todos eles passaram pela consulta e apresentaram a necessidade do uso dos óculos. “Meu marido e eu também usamos. Agora, imagine o quanto que eu iria gastar com a compra dos óculos para os quatro filhos. Fiquei muito satisfeita com o tratamento que eles receberam durante a consulta e os exames. Os óculos são muito bonitos, de excelente qualidade e eles puderam escolher o que mais gostaram”.
A possibilidade da escolha da armação foi possível durante a realização das consultas. A equipe da rede Mercadão dos Óculos disponibilizou uma variedade para que as crianças pudessem escolher aquela que mais gostassem. “Para nós foi muito gratificante podermos atendê-los e ajudá-los. Para muitas crianças que atendemos por meio desta parceria com a Fundação Abrinq, era difícil o acesso a um oftalmologista ou o agendamento era muito demorado, além do custo de ter que comprar a armação e as lentes. Elas puderam escolher a armação que mais gostaram e, na entrega, ver essa felicidade no rosto delas e saber que contribuímos para a saúde de todos os atendidos, é muito especial”, conta André Luiz Caires, consultor da rede, que acompanhou de perto todo o processo, desde o momento da triagem até a entrega dos óculos para os pequenos.
Felipe Menezes, de 13 anos, conta que é a primeira vez que faz uso dos óculos. Ele imaginou que seria necessário quando percebeu que não enxergava a lousa da sala de aula e isso o estava prejudicando na escola. “Realizei a consulta e os exames e escolhi a armação. Gostei muito dos meus óculos”.
As doações não param por aí. “O nosso objetivo é doar 200 óculos. Desta forma, após a entrega na organização Bororé, ainda no mês de dezembro, realizaremos a consulta com mais 60 crianças da Associação Beneficente Vivenda da Criança, em Parelheiros, também em São Paulo. A triagem já havia sido feita anteriormente e seguiremos com o andamento da ação. Esperamos que, para o próximo ano, possamos continuar fortes com esta parceria”, conta a gerente de marketing da rede de óticas.
Fique de olho no site da Fundação Abrinq para não perder a próxima ação.
Se você faz parte de uma empresa e quer, assim como o Mercadão dos Óculos, contribuir para a mudança de vida de crianças e adolescentes em seu território, não deixe de fazer contato.