O dia 8 de setembro é marcado pela celebração do Dia Mundial da Alfabetização. Trata-se de uma ocasião que não apenas enfatiza a profunda importância da alfabetização, mas também demonstra como essa molda o destino de crianças e adolescentes em todo o mundo. Este dia serve como um lembrete de que o acesso a uma educação de qualidade e a aquisição das habilidades de leitura e escrita não são apenas prerrogativas fundamentais, mas também os pilares essenciais na construção de um futuro promissor.
alfabetização
Historicamente, o Brasil sempre sofreu com altos índices de analfabetismo. Ainda que os números de alfabetização viessem melhorando com o passar dos anos, com a pandemia de COVID-19 e os impactos causados pelo isolamento social, o problema voltou a aumentar e a preocupar especialistas da área de Educação.
Com o objetivo de influenciar e fortalecer a alfabetização em todo o mundo, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), instituíram, em 8 de setembro de 1967, o Dia Mundial da Alfabetização.
No dia 08 de setembro, comemora-se o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1966.
Essa celebração foi instituída com o objetivo de que assuntos e questões ligados à alfabetização fossem discutidos no mundo todo, promovendo o amplo debate sobre a importância da alfabetização, principalmente em países que ainda possuem índice de analfabetismo considerável.