Preocupada com diversos aspectos da formação de crianças e adolescentes, a Fundação Abrinq, por meio do Programa Adotei um Sorriso, promove ações e atividades, com o auxílio do voluntariado, que ensinam e fortalecem hábitos de higiene bucal na infância, além de abordar boas práticas relacionadas à saúde mental. Dessa forma, a intenção é de que a criança possa incorporar esses cuidados em sua rotina com maior facilidade.
saúde bucal
No primeiro trimestre do ano, a Fundação Abrinq, em parceria com o Instituto Sorridents, promoveu o acesso à saúde bucal para 557 crianças e adolescentes que frequentam quatro organizações da sociedade civil, localizadas em São Paulo. São elas: Associação Centro Social Brooklin — Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) João Paulo II; Centro de Promoção Social Bororé; Centro Social Nossa Senhora Do Bom Parto; e Centro Social Parelheiros, unidades São Noberto, Santa Terezinha e Paulinoeva.
A Fundação Abrinq, em parceria com o projeto Faz-Me Rir, braço social da Sorrifácil, rede de clínicas odontológicas, beneficiou crianças e adolescentes, com a realização de atendimentos odontológicos, no município de Novo Hamburgo - RS. A iniciativa aconteceu na Casa de Acolhimento Morada de Gigantes, serviço de acolhimento institucional mantido pela Associação Beneficente da Floresta Imperial (ABEFI).
A fase mais importante para a prevenção de doenças bucais ocorre durante a infância e adolescência, devido a transformação e formação permanente da arcada dentária, além da ocorrência de bons hábitos saudáveis que, quando bem transmitidos nesta fase, contribuem para a formação de adultos com maior consciência sobre os cuidados bucais necessários para uma melhor qualidade de vida.
Os cuidados com os dentes devem começar o mais cedo possível para evitar o surgimento de problemas e corrigir complicações que surgem ainda nos primeiros anos de vida.
Ser voluntário é poder atender à necessidade de alguém que precisa e acreditar que pode tornar o mundo um lugar melhor para se viver. Estamos passando por um momento que nos mostra o quão frágil é a nossa vida e saúde. Não importa onde você está ou quem você é, somos todos vítimas de uma epidemia de escala global, que faz um apelo e nos provoca a olhar para o lado, para entender que o coletivo importa – e muito!
Igor*, de 11 anos, atendido pela organização Pró Viver Obras Sociais e Educacionais, localizada em Santos (SP), foi uma das crianças beneficiadas pela Fundação Abrinq, por meio do Programa Adotei um Sorriso.