A Fundação Abrinq finalizou a fase de avaliação dos projetos inscritos para o Prêmio Criança que, este ano, reconhecerá iniciativas sociais que atuam em benefício da saúde mental de crianças e adolescentes. A primeira etapa de avaliação para a premiação consistiu em uma análise documental das organizações inscritas e na seleção dos projetos. De 139 projetos analisados, 82 foram classificados para a fase seguinte. No mês de agosto, a Fundação fez uma análise detalhada das propostas dos projetos classificados.
Em setembro, para marcar o início da terceira fase, foram realizadas as visitas técnicas virtuais às organizações que desenvolvem os projetos, com o intuito de dialogar com as equipes das iniciativas, para a compreensão das atividades e ações desenvolvidas em cada uma delas. Ao final desta etapa, foram definidas as iniciativas finalistas.
Para a definição dos projetos finalistas foram avaliados cinco critérios. São eles:
- Qualidade das ações e das metodologias empregadas no projeto para atendimento de crianças e adolescentes;
- Existência de ações direcionadas aos familiares do público atendido;
- Existência de relações de cooperação entre a organização executora e outras instituições locais ou regionais das áreas da Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte, etc;
- O projeto é uma boa prática a ser implementada em outros espaços;
- A relevância do projeto para a transformação de vida dos beneficiários.
Neste mês, o Comitê Técnico, composto por profissionais da área da saúde mental, realizará a escolha dos três projetos vencedores. Para defini-los, os especialistas convidados participarão de duas reuniões.
A primeira será com o objetivo de apresentar os resultados das etapas anteriores e conceder ao grupo o acesso ao material com todas as iniciativas que estarão aptas a serem premiadas. A segunda reunião definirá entre as organizações finalistas quais ganharão o reconhecimento. Nesta edição será elencado o primeiro, segundo e terceiro lugar.
“Entendemos que a sociedade possui um papel fundamental na garantia de um ambiente saudável e defesa de uma rede de proteção que permitam que crianças e adolescentes sejam protegidos, e que boas práticas que tenham esse objetivo e atuação precisam ser cada vez mais reconhecidas e premiadas”, afirma Victor Graça, executivo da Fundação Abrinq.
A divulgação do resultado acontecerá em uma transmissão online, pelo YouTube e Facebook da Fundação Abrinq, ainda neste mês. Acompanhe o site e as redes sociais da Fundação Abrinq, para ficar por dentro das novidades.