Em uma cerimônia realizada no ano passado, o projeto Circo Multicor: Promovendo a Saúde Emocional de Crianças e Adolescentes no Realinhamento da Saúde Mental e Física, em Tempos de COVID-19, do Instituto de Arte e Educação Circo Multicor, de Beberibe – CE, conquistou o terceiro lugar no Prêmio Criança 2022, da Fundação Abrinq.
prêmio criança
A Casa Pequeno Davi é uma organização da sociedade civil situada em João Pessoa – PB, fundada em 1985 com a missão de contribuir para a efetivação dos direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com ações de educação integral, articulação em rede e incidência nos espaços de políticas públicas. Com o projeto Um Olhar Integral sobre a Saúde Mental, concluído em dezembro do ano passado, a organização buscou abordar, especificamente, as questões psicológicas que afetavam as crianças e os adolescentes.
Já está em andamento a segunda etapa de avaliação do Prêmio Criança 2022, na qual os projetos aprovados na primeira fase serão avaliados de acordo com os critérios estabelecidos no edital.
A premiação deste ano tem como objetivo reconhecer iniciativas voltadas à saúde mental de crianças e adolescentes, assunto tão importante que também foi o tema da edição passada da iniciativa.
A Fundação Abrinq abre hoje as inscrições para o Prêmio Criança 2022. A premiação será exclusiva para organizações da sociedade civil e voltada a projetos sociais que atuam em prol da saúde mental de crianças e adolescentes. Para participar, as organizações precisam estar em conformidade com todos os critérios do edital.
Com apenas 2 anos, Alice* vivia em situação de rua com seus pais no centro da capital paulista e, em parte do tempo, frequentava abrigos familiares da prefeitura de São Paulo - SP.
Diagnosticar as condições mentais em crianças e adolescentes pode ser difícil, pois, ao contrário dos adultos, eles geralmente têm mais dificuldade em expressar seus sentimentos e problemas. Apesar do desafio, o diagnóstico adequado é essencial para a orientação do tratamento correto.
A Associação de Apoio ao Projeto Quixote, localizada em São Paulo – SP, atende cerca de 300 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social. Com atuação em três frentes trabalhadas de maneira transversal: clínica, pedagógica e social, a organização tem como objetivo promover a saúde mental na infância e adolescência.
O Prêmio Criança 2020 reconhecerá as iniciativas vencedoras no dia 27 de outubro de 2020 por meio de uma transmissão online.
Neste ano, o prêmio tem como objetivo retratar a importância da saúde mental, em especial para as crianças e os adolescentes. Por isso, reconhecerá projetos voltados para a promoção da saúde mental na infância e adolescência.
A Fundação Abrinq finalizou a fase de avaliação dos projetos inscritos para o Prêmio Criança que, este ano, reconhecerá iniciativas sociais que atuam em benefício da saúde mental de crianças e adolescentes. A primeira etapa de avaliação para a premiação consistiu em uma análise documental das organizações inscritas e na seleção dos projetos. De 139 projetos analisados, 82 foram classificados para a fase seguinte.
A Fundação Abrinq iniciou a segunda fase de avaliação dos projetos inscritos para o Prêmio Criança 2020. Criado em 1989, o Prêmio Criança foi um dos primeiros programas desenvolvidos pela Fundação, com o objetivo de reconhecer e dar voz a projetos de outras organizações da sociedade civil que contribuam para assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes.