Que as creches são de fundamental importância para o desenvolvimento pleno das crianças é um fato. Apesar disso, a situação das unidades de educação infantil no País não é das melhores, conforme pode ser verificado pelos dados públicos divulgados no Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2024, publicação lançada em março pela Fundação Abrinq.
Creches
As creches desempenham um papel crucial no desenvolvimento das crianças nos aspectos cognitivo, emocional, social e físico, moldando suas jornadas desde cedo. Para compreender mais a fundo o assunto, a Fundação Abrinq conversou com Letícia Nascimento, professora doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora dos campos da Educação Infantil, com destaque à creche, e da sociologia da infância.
Em meio à pandemia, os obstáculos já enfrentados por muitas instituições de educação infantil e organizações sociais se multiplicaram e as dificuldades variam desde o impacto na captação de recursos até problemas de infraestrutura. Nesta situação, a solidariedade e o apoio tornaram-se ainda mais necessários e urgentes.
No entanto, mesmo com tantos desafios, tais estabelecimentos continuam, na medida do possível, trabalhando e fazendo o seu melhor para beneficiar inúmeras crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
É na educação infantil que a criança começa a aprender aspectos importantes como o desenvolvimento físico, psíquico, social, inicia a alfabetização e sua interpretação do mundo. No entanto, ter acesso à educação infantil de qualidade, em especial nos primeiros anos, ainda é um desafio para milhares de crianças no Brasil. Dados do Ministério da Educação apontam que apenas 29,8% das crianças frequentam a creche.
Em 2019, a Fundação Abrinq proporcionou mais qualidade e infraestrutura para creches e unidades de ensino do Brasil. Como resultado de suas ações em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, em setembro, o programa Creche para Todas as Crianças reformou a EMEI Tilma Fernandes Veiga e CEMEI Parteira Valódia Serra, em Corumbá (MS).