A Fundação Abrinq iniciou, recentemente, o Programa 1000 Dias, uma nova iniciativa voltada para promover o desenvolvimento saudável das crianças desde a gestação até os 2 anos de idade. Essa fase, que abrange os primeiros mil dias de vida — desde a concepção até o segundo aniversário — contempla etapas importantes para o crescimento físico, cognitivo e emocional, impactando a saúde e o bem-estar das crianças a longo prazo.
gestação
Aos 18 anos, Bárbara espera pelo nascimento do seu 3º filho. Ansiosa para conhecê-lo, conta que está grávida de um menino e ao descobrir a gestação com quase 4 meses, já procurou a unidade de saúde na região onde mora, em Itaporanga D’Ajuda (SE), para realizar o acompanhamento pré-natal.
Ao iniciar os exames, descobriu que estava com infecção urinária, mas, graças ao apoio da enfermeira Adiranir, conseguiu todo o suporte necessário para realizar o tratamento.
Em uma casa simples, com roupas penduradas na entrada, brinquedos espalhados pelo chão e uma madeira improvisada que ajudava a família a não pisar na lama que se formava por causa da chuva, mora Marina*, com sua mãe e três filhos.
Do lado de fora, era possível escutar vozes de crianças como melodias que soavam para a rua — eram as filhas de Marina brincando. A casa, localizada em Itaporanga D’Ajuda (SE), retrata a simplicidade e também a união da família, que agora comemora a chegada de mais uma criança. Marina está grávida do 4º filho.
O pré-natal é essencial para garantir que a mulher e o bebê tenham uma gestação e um parto saudáveis e sem nenhuma complicação. O acompanhamento além de prevenir e diagnosticar precocemente doenças e problemas que podem se agravar, também orienta a mulher sobre temas importantes referentes a maternidade.
A enfermeira obstetra, Cristiane Paiva, explica a importância e tira as principais dúvidas sobre o pré-natal. Confira todas elas:
O que é o pré-natal?