Compartilhar experiências e boas práticas é um dos caminhos para o fortalecimento de organizações da sociedade civil espalhadas por todo o Brasil. E é pensando nisso que a Fundação Abrinq, por meio do Programa Nossas Crianças, reúne mensalmente instituições que integram a Rede Nossas Crianças para discutir diferentes temáticas envolvendo crianças e adolescentes.
organizações sociais
Criado em 1993, o Programa Nossas Crianças, da Fundação Abrinq, tem como objetivo fortalecer organizações sociais que atendem diretamente crianças e adolescentes, entre 0 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social. Para isso, repassa recursos financeiros e oferece assessoramento técnico e administrativo para ajudá-las a qualificarem seus atendimentos e consolidarem suas ações.
O Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, coordenado pela Fundação Abrinq e financiado pela União Europeia, trabalha para ampliar e consolidar a articulação de diversos públicos para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030 no Brasil, com foco na redução das desigualdades de gênero, geracional e étnico-racial.
O impacto da pandemia na captação de recurso e no apoio institucional a organizações sociais, resultou em consequências negativas às atividades desenvolvidas por elas que, muitas vezes, atuam de forma direta para atender comunidades em situação de vulnerabilidade social e afetadas pela Covid-19.
O ano de 2019 foi marcado por grandes ações sociais desenvolvidas pelas Empresas Amigas da Criança. A Toy Company Diversões e a Special Dog fizeram a diferença na vida de centenas de crianças, que foram beneficiadas com atividades voltadas para a primeira infância. Os exemplos de boas práticas são amplamente fortalecidos com a parceria da Fundação Abrinq, que oferece apoio técnico para desenvolver ações sociais e qualificar o investimento social privado voltado a esse público.
Na última terça-feira (24), a Fundação Abrinq, em parceria com a Estratégia ODS, realizou o Encontro Anual da Rede Nossas Crianças, em São Paulo (SP), para dialogar sobre a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com todos que estavam presentes.
O evento iniciou com as boas-vindas da Glorialuz Lanz, coordenadora de programas e projetos da Fundação Abrinq, seguida pela apresentação da Mônica Picavêa, pesquisadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, que explicou o que são os ODS.
No dia 8 de maio, a Fundação Abrinq realizou, das 9h às 13h, um treinamento sobre crescer sem violência, ministrado pela mobilizadora de redes do Canal Futura, Vanessa Pipinis, para diversos integrantes de organizações da sociedade civil.
A ação, que ocorreu durante o encontro da Rede Nossas Crianças*, previsto para este ano, abordou temas voltados para o abuso e à exploração sexual infantil.