De acordo com dados compilados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Vigilância em Saúde, disponibilizados no Cenário da Infância e Adolescência no Brasil, até outubro de 2021, 75% das notificações de violência e exploração sexuais envolviam menores de 19 anos em todo o país.
Violência infantil
A Citrosuco promoveu no início do mês, em parceria com a Fundação Abrinq, um webinar sobre o “18 de Maio - Dia de Combate à Exploração Sexual Infantil”, que reuniu os adolescentes participantes do Projeto Pescar, um dos programas de aprendizagem da empresa.
A iniciativa abre as atividades que serão desenvolvidas ao logo do mês de maio em torno do tema, com o objetivo de conscientizar os jovens e adolescentes sobre os tipos e os sinais de abuso e violência sexual e os caminhos da denúncia e busca pela rede de apoio.
Em 2020, uma em cada quatro denúncias registradas no Brasil é sobre violência contra crianças e adolescentes. São 95,2 mil denúncias de violações contra este grupo vulnerável, resultando em uma média de 261 denúncias ao dia e 11 denúncias por hora.
Estes dados alarmantes fazem parte de levantamento divulgado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, através de seus canais oficiais – Disque 100 e Ligue 180.
No dia 8 de maio, a Fundação Abrinq realizou, das 9h às 13h, um treinamento sobre crescer sem violência, ministrado pela mobilizadora de redes do Canal Futura, Vanessa Pipinis, para diversos integrantes de organizações da sociedade civil.
A ação, que ocorreu durante o encontro da Rede Nossas Crianças*, previsto para este ano, abordou temas voltados para o abuso e à exploração sexual infantil.