Violência Sexual

Escrito em 29/08/2024
Fundação Abrinq visita organizações parceiras que atuam contra a violência sexual

No meio do ano, a Fundação Abrinq realizou visitas técnicas nas organizações da sociedade civil (OSCs) que apoia a partir do Programa Nossas Crianças. A ida presencial é uma etapa muito importante do convênio, não apenas pelo acompanhamento das atividades, mas para que possam ser identificados problemas, soluções e oportunidades de melhoria no atendimento das crianças e dos adolescentes.

Escrito em 02/06/2023
O atendimento especializado a vítimas de violência sexual: conheça o projeto que ficou em segundo lugar no Prêmio Criança

A instituição Sistema de Apoio à Saúde São Rafael, localizada em Maringá – PR, foi fundada em 2004 com o propósito de promover a Saúde, prevenir doenças e criar oportunidades onde antes existia sofrimento e desesperança. Atua, principalmente, na promoção e proteção dos direitos e do exercício da cidadania de crianças e adolescentes, em especial, as que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Escrito em 10/04/2023
Veja como a Fundação Abrinq ajudou Leila, de 9 anos, a superar violações do passado

De acordo com dados compilados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Vigilância em Saúde, disponibilizados no Cenário da Infância e Adolescência no Brasil, até outubro de 2021, 75% das notificações de violência e exploração sexuais envolviam menores de 19 anos em todo o país.

Escrito em 03/05/2022
Pode Ser Abuso: a cada hora, mais de três crianças sofrem violência sexual

Você já pensou que enquanto você lê este texto mais uma criança pode estar sofrendo violência sexual?

Infelizmente, esta violação ainda é uma realidade no Brasil e pode estar mais próxima do que você pensa. De acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde e pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação, só em 2020, mais de 29 mil casos de violência sexual infantil foram notificados.

Isso significa que em 73,94% das notificações de violência sexual as vítimas são crianças e adolescentes.

Escrito em 04/02/2020
De forma lúdica, projeto aborda a violência com crianças de 4 a 6 anos

Voltada para a convivência e fortalecimento de vínculos, a Associação Lar do Pequeno Assis, localizada em Campo Grande (MS) atende crianças e adolescentes até os 16 anos.

Em seu dia a dia passou a perceber a necessidade de falar sobre violência com as crianças, como uma maneira de prevenir e combater a violação doméstica e até sexual, mas sem uma profissional para retratar o assunto, a associação só conseguia abordá-lo de maneira superficial, muitas vezes, em campanhas.